Juvenis – Queda e Redenção
Lição 12: A RegeneraçãoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Regeneração, escrevendo no quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, utilizem a dinâmica “Nasci de novo!”
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica.
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e a
demonstração da dinâmica.
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para iniciar o estudo do tema.
Dinâmica: Nasci de Novo!
Objetivo: Refletir sobre a transformação que ocorre na vida
daquele que recebe a salvação, através do Novo Nascimento.
Material:
01 porção de milho de pipoca
01 porção de pipoca
Alguns piruás(grãos que não estouraram)
01 porção de óleo
01 cópia do texto “Milho de pipoca”(postado abaixo)
Procedimento:
- Falem da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo
Novo Nascimento.
- Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de
pipoca.
- Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele
se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o
milho numa panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.
- Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia
pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da
salvação, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida
de alegria na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados.
- Distribuam o texto “Milho de Pipoca”(postado abaixo) para cada aluno e
leiam.
- Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.
- Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e,
dessa forma, não passam pelo processo de transformação.
- Agora, falem sobre:
O óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem representar a atuação
dEle na vida da pessoa que recebe a salvação.
O barulho pode representar a alegria da transformação.
- Leiam o versículo abaixo e falem que ele enfatiza as novas atitudes e
pensamentos que devem pautar a vida do cristão.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto,
tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa
fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
- Para concluir, distribuam 01 saco de pipoca para os alunos.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Milho de Pipoca
Milho de pipoca que
não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a
gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não
passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice
e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de
ser é melhor. Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança numa
situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, um
filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro:
pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do
remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a
possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca,
dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora: vai
morrer.
Dentro da sua casca dura, fechada em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação
acontece: BUM! E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que
nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de
pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o
fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa dura do
milho que não estoura. No entanto, o
destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se
transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.
Autor do texto: Rubem Alves.
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