Jovens: Jesus Cristo voltará - Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja
Lição 11: Julgamento Final: Novos Céus e Nova TerraProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Julgamento Final: Novos Céus e Nova Terra. Para
isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e
marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para continuar a montagem da
linha do tempo, coloquem a expressão Julgamento Final: Novos
Céus e Nova Terra depois
de “O Reino do Messias: O Milênio”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Utilizem
a dinâmica “A Nova Jerusalém”, quando vocês abordarem sobre a Nova Jerusalém(item
II da lição)
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Montagem da linha do tempo com mais um acontecimento;
Material da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Método audiovisual: quadro com o título da lição, a linha do tempo;
-
Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica:
A Nova Jerusalém
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a Nova Jerusalém,
conhecendo suas características.
Material:
Palavras
e versículos para digitar(vejam no procedimento)
Fita
adesiva
Procedimento:
Antes
da aula:
Digitem
as características separadas das respostas e referências
Separem
cada uma delas
Depois
digitem somente as referências e separem cada uma delas
Durante
a aula:
-
Perguntem: Quem deseja morar na Nova Jerusalém?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem que desejar morar na Nova
Jerusalém, até porque é um desejo de todo salvo em Cristo.
-
Falem: É sobre a Nova Jerusalém o tema da lição de hoje. Que tal agora,
conhecermos suas características?
-
Entreguem para os alunos as referências e peçam para que eles procurem, leiam silenciosamente
e deixem marcado.
-
Enquanto isto coloquem no quadro as características(vejam abaixo em negrito),
sem as respostas e as referências.
Obs:
Estou colocando aqui as características, as respostas e as referências para
facilitar e orientar o trabalho do professor. Os alunos não deverão receber as
respostas.
Arquiteto/construtor):
Deus(Hb 11.10)
Fundamento:
12 fundamentos com os nomes dos 12 apóstolos(Ap 21.14)
Formato:
Cubo perfeito(Ap 21.16)
Tamanho:
12.000 estádios – o comprimento, largura e altura iguais(Ap 21.16)
Lugares:
Muitos lugares(Jo 14.2)
Materiais:
Jaspe, ouro puro(Ap 21. 18), 12 pedras preciosas(Ap 21.19), pérola(Ap 21.21)
Localização
atual: No céu(Ap 21.2 e Gl 4.26)
Localização
futura: Novo céu e nova terra(Ap 21. 1 e 2)
Governo:
O próprio Deus(Ap 21.3)
Moradores:
os crentes que lavaram suas vestes no sangue do cordeiro, inscritos no livro da
vida(Ap 22.14)
Iluminação/lâmpada:
A glória de Deus(Ap 21.23)
Muro:
Alto com doze portas com os nomes das 12 tribos de Israel(Ap 21.12)
Praça:
De ouro com vidro resplandecente(Ap 21.21)
Rio:
Puro de água da vida(Ap 22.1)
Árvore
da vida: No meio da praça(Ap 22. 14 e 19) que produzirá 12 frutos por mês, as
folhas das árvores serão para saúde das nações
Trabalho:
Os seus servos o servirão(Ap 7.15, Ap 22.3)
-
Agora, leiam com os alunos cada característica e peçam em seguida que cada
aluno, que recebeu uma referência, leia e identifique qual característica se
relaciona com o versículo lido – outros colegas podem ajudar. Fixem a
referência ao lado de cada característica. Isto deve acontecer até que todas as
características sejam identificadas.
- Ao
terminar, falem: Ainda há tempo de se preparar para o Arrebatamento e como
consequência morar na Nova Jerusalém.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário