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segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Adultos - O apóstolo Paulo - Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo

Lição 12: A Coragem do Apóstolo Paulo diante da Morte

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

- Apresentem o título da lição: A Coragem do Apóstolo Paulo diante da Morte, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

- Depois, utilizem a Dinâmica "O viver é Cristo e o morrer é ganho”, para iniciar o estudo do tema.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco; material da dinâmica;

- Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, mas, vocês podem escrever outras informações;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: O viver é Cristo e o morrer é ganho

Objetivo:

Iniciar o estudo sobre a coragem do apóstolo Paulo diante das perseguições, acusações, ameaças e da morte.

Material:

01 quadro branco

Marcadores para quadro branco(02 cores)

Procedimento:

- Organizem os alunos círculo para uma Roda de Conversa.

- Perguntem para os alunos se já sofreram algum tipo de acusação ou ameaça.

Deixem que eles falem. Escutem atentamente os relatos e no quadro branco escrevam quais foram os tipos de acusação ou ameaça.

Por exemplo: falso testemunho, acusação à nível familiar, no trabalho, na igreja, na rua, numa loja, má interpretação de uma fala ou atitude etc.

Observem se, além da acusação, houve também ameaças.

Perguntem como foi o desfecho da situação.

- Depois, perguntem:

Vocês sofreram algum tipo de perseguição por causa do evangelho? Por que é evangélico ou por está conduzindo a Bíblia?

Ouçam atentamente o que alunos estão falando.

- Em seguida, falem: Escutamos aqui vários relatos sobre acusações e/ou ameaças, que não podemos equiparar com a situação do apóstolo Paulo.

E, na lição de hoje, vamos estudar sobre as muitas retaliações sofridas pelo apóstolo Paulo no decorrer de seu ministério, tais como:  perseguições, acusações falsas, ameaças de morte, prisão, enfrentamento contra seus opositores etc. e sua coragem diante delas, ao ponto de afirmar na carta aos filipenses: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho”(1:21).

Escrevam este versículo no quadro e destaquem as palavras “viver” e “morrer”.

- Vamos, agora, começar a estudar sobre estas situações e entender esta afirmação paulina.

Por Sulamita Macedo.

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