Adultos - O apóstolo Paulo - Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo
Lição 12: A Coragem do Apóstolo Paulo diante da Morte
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
-
Apresentem o
título da lição: A Coragem do Apóstolo Paulo diante da Morte, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Depois, utilizem a Dinâmica "O viver é Cristo e o morrer é ganho”, para iniciar o estudo do tema.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para
quadro branco; material da dinâmica;
- Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever
no quadro o título da lição, mas, vocês podem escrever outras informações;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: O viver é Cristo e o morrer é ganho
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a coragem
do apóstolo Paulo diante das perseguições, acusações, ameaças e da morte.
01 quadro branco
Marcadores para quadro branco(02 cores)
Procedimento:
- Organizem os alunos círculo
para uma Roda de Conversa.
- Perguntem para os alunos se
já sofreram algum tipo de acusação ou ameaça.
Deixem que eles falem. Escutem
atentamente os relatos e no quadro branco escrevam quais foram os tipos de
acusação ou ameaça.
Por exemplo: falso testemunho,
acusação à nível familiar, no trabalho, na igreja, na rua, numa loja, má
interpretação de uma fala ou atitude etc.
Observem se, além da acusação,
houve também ameaças.
Perguntem como foi o desfecho
da situação.
- Depois, perguntem:
Vocês sofreram algum tipo de
perseguição por causa do evangelho? Por que é evangélico ou por está conduzindo
a Bíblia?
Ouçam atentamente o que alunos
estão falando.
- Em seguida, falem: Escutamos
aqui vários relatos sobre acusações e/ou ameaças, que não podemos equiparar com
a situação do apóstolo Paulo.
E, na lição de hoje, vamos
estudar sobre as muitas retaliações sofridas pelo apóstolo Paulo no decorrer de
seu ministério, tais como: perseguições,
acusações falsas, ameaças de morte, prisão, enfrentamento contra seus
opositores etc. e sua coragem diante delas, ao ponto de afirmar na carta aos
filipenses: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho”(1:21).
Escrevam este versículo no
quadro e destaquem as palavras “viver” e “morrer”.
- Vamos, agora, começar a
estudar sobre estas situações e entender esta afirmação paulina.
Por Sulamita Macedo.
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