Discipulando
– 4º ciclo: Portando uma nova
identidade
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: A
bondade de Deus e os falsos profetas, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Verdadeiro ou Falso?”
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma1 de utilização): escrever o
título da lição; mas, vocês podem
escrever outras informações, durante a condução da aula;
Material da dinâmica(veja abaixo na descrição da dinâmica);
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a
demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Utilização de 01 dinâmica, para iniciar o estudo da lição.
Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivos:
Diferenciar objeto falso do verdadeiro através de
suas características.
Enfatizar as características dos verdadeiros e
falsos mestres.
Material: CD, DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume etc.
Procedimento:
- Escolham um dentre os objetos citados para fazer
a demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um
verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).
- Apresentem os objetos para a classe e pergunte
se já diferença entre eles. Pode haver respostas positivas e negativas, como
também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveite a
oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade de utilização
desses objetos:
Vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos
e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observem a reação da turma
diante das características dos objetos.
- Em seguida, façam a pergunta:
O que é necessário para que conheçamos que um
objeto é verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir suas opiniões.
- Para concluir, enfatizem que é necessário
conhecer as características do objeto. Agora, introduzindo o tema sobre falsos
mestres, trabalhem com os alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.
- Leiam com os alunos:
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até
vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos
os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos
abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos
bons”(Mateus 7. 15 a 17).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário