Adolescentes - Vivendo em sociedade
Lição 13: Vivendo para a Glória de DeusProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria
e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Vivendo para Glória de Deus, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Telefone Sem Fio”.
-
Em seguida, analisem alguns provérbios populares, tais como:
“Quando
morrer o corpo vai num caixão, a língua num caminhão”.
“Fulano
tem coceira na língua”.
“Boca
fechada não entra mosca”.
“Quem
muito fala, muito erra”.
“O
burro calado passa por sábio”.
“A
boca fala do que o coração está cheio”.
“Quem
conta um conto, aumenta um ponto”.
“Quem
muito fala, dá bom dia a cavalo”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica.
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição, provérbios populares
e a demonstração da dinâmica.
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para iniciar o estudo do tema.
Dinâmica:
Telefone Sem Fio
Objetivo:
Refletir
sobre a importância de transmitir informações de forma verdadeira.
Material:
Procedimento:
-
Preparem um pequeno texto contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui
numa doceria e escolhi: chocolates, balas de vários sabores, pirulitos, 01
pipoca doce e 02 salgadas, pastilhas, 7 chicletes, jujubas, 01 garrafa de água.
Fui para a fila do caixa para pagar, mas, quando chegou minha vez de ser
atendido, o sistema saiu do ar e moça se desculpou e disse que eu teria que
esperar, se pudesse. Reclamei e pedi para fazer a soma de outra forma, mas não
foi possível. Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
-
Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente da classe, um ao lado do
outro.
-
Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem para o primeiro aluno e este
passará as informações para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar
ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém
escute, com exceção daquele que está recebendo-a.
-
Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a
mensagem estará truncada, distorcida, errada.
-
Em seguida, revelem a mensagem inicialmente transmitida.
-
Concluam, dizendo que embora seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas,
tais como: a importância de transmitir o que ouvimos de alguém corretamente,
não mentir, não espalhar fofoca, não levantar falso testemunho.
Ideia
original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário