Pré-adolescentes - Jesus, o salvador
Lição 11: Jesus, o Bom PastorProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Jesus, o Bom Pastor, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Apresentem 01 figura de um rebanho de ovelhas e o cuidador
delas, o pastor.
A figura chama a atenção dos alunos.
Aqui está sendo utilizado o método audiovisual.
- Perguntem para os alunos:
O que faz um pastor de ovelhas?
Aguardem as respostas. Acrescentem outras se necessário.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “O Guia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco: 01 forma de utilização, escrever o
título da lição; mas vocês podem escrever outras informações;
01 figura de pastor e ovelhas;
Material para realização da dinâmica;
- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição, a figura e a
demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Método de Perguntas e Respostas;
- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.
Dinâmica: O Guia
Objetivo: Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos
pastores.
Material:
01 venda para os olhos.
Procedimento:
– Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente
voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda
sobre seus olhos.
– Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo:
Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê
02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada
induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar
sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.
– Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
– Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a
importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros
pastores.
– Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns
comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não
prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês
a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar
atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a
Palavra de Deus.
– Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário