RSS

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Adolescentes - Vivendo em sociedade

Lição 12: Sociedade e Meio Ambiente

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Sociedade e meio ambiente, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Falem: Preservar o meio ambiente não é somente cuidar do “verde”, mas também do ambiente em que estamos, quer seja em casa, na igreja, na escola, na rua etc.

- Façam a seguinte proposta: Que tal começarmos com este cuidado agora, aqui no ambiente de aula?

O que vocês sugerem?

As respostas devem variar entre:

Não jogar lixo no chão, para isto na sala deve haver uma lixeira.

Não rabiscar as paredes, as cadeiras, as carteiras.

Desligar as lâmpadas ao término da aula.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.

Lembrem para os alunos que eles podem colaborar com a preservação ambiental em todo e qualquer lugar onde estiverem. Cada um deve fazer sua parte, não deve esperar que o outro comece. Comecem vocês agora!

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir aula, utilizem a dinâmica “Agente Multiplicador”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Observação:

Vocês podem organizar uma aula de campo a um parque ecológico ou a uma instituição de trabalha com preservação ambiental. Vejam a melhor data para o grupo.

Para isto, deve haver:

Agendamento prévio com a instituição

Autorização por escrito dos pais para a participação do aluno na atividade: elaborem uma autorização padronizada.

Meio de transporte para o traslado: ônibus fretado ou da linha, trem...

Lanche e água: combinar se cada um levará o seu ou os professores organizarão para todos.

 Acompanhantes: outros professores e alguns pais, nunca vá sozinho com os alunos.

Recursos financeiros: para o traslado e lanche

Lista dos participantes: antes de sair fazer uma chamada, contar quantas pessoas presentes e riscar os ausentes. Depois, que entrar no ônibus, contar novamente. Para retornar da mesma forma.

Tenho certeza de que vale a pena, pois também será um momento descontraído para a turma.

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro branco e marcador para quadro branco(01 forma de utilização): escrever o título da lição; mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica;

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a demonstração da dinâmica;

- Participação dos alunos na aula;

- Método de Perguntas e Respostas;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Agente Multiplicador

Objetivos:

Incentivar a disseminação de ideias sobre preservação ambiental

Concluir estudo sobre preservação ambiental

Material para cada grupo:

01 cartolina

Pincel atômico

Revistas para recorte de figuras

01 cola

Rolo de fita adesiva(apenas 01 para todos os grupos)

Procedimento:

- Dividam a turma em vários grupos.

- Forneçam os seguintes materiais para cada grupo: cartolina, pincel atômico, revistas para recorte de figuras, cola e fita adesiva.

- Orientem para que elaborem um cartaz sobre preservação ambiental.

- Estipulem um tempo para esta atividade.

- Peçam para os alunos apresentarem os cartazes para os demais colegas.

- Em seguida, vocês devem colocar os cartazes no quadro de avisos ou em outros ambientes da igreja.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: