RSS

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Juvenis Currículo Atual: Uma Viagem pelo Antigo Testamento

Lição 01: A Organização dos Livros do Antigo Testamento

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: A Organização dos Livros do Antigo Testamento. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

 - Depois, perguntem:

A Bíblia pode ser considerada uma biblioteca? Por quê?

Aguardem as respostas.

Os alunos ou vocês podem argumentar que sim, utilizando o índice da Bíblia.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.

– Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para ilustrar o item 2, utilizem a dinâmica “Antigo Testamento”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos:

quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição e as respostas dos alunos ); mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica.

- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e as respostas dos alunos;

- Método de Perguntas e Respostas;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Antigo Testamento

Objetivo: Estudar a classificação dos 39 livros do Antigo Testamento.

Material:

Bíblias dos alunos

04 caixas

Nomes digitados(ver no procedimento)

Procedimento:

- Apresentem para os alunos 04 caixas identificadas com os seguintes nomes:

Pentateuco

Históricos

Poéticos

Proféticos

Dentro da caixa do Pentateuco: Gênesis a Deuteronômio

Dentro da caixa dos Históricos: Josué a Ester

Dentro da caixa dos Poéticos: Jó a Cantares de Salomão

Dentro da caixa dos Proféticos: Isaías a Daniel(Profetas Maiores), Oseias a Malaquias(Profetas Menores)

- Falem: Estamos agora estudando sobre os livros que compõem o Antigo Testamento. Estes livros estão divididos em 04 blocos com estes nomes(apontem as caixas e leiam cada nome).

- Que tal agora, conhecer cada livro destes 04 blocos?

- Entreguem para 04 alunos, as 04 caixas.

Peçam para que eles abram e leiam o intervalo de início e fim dos nomes dos livros.

Os demais alunos devem acompanhar a leitura dos nomes dos livros que compreendem o intervalo, observando o índice da Bíblia para poder identificá-los por completo.

Aguardem que os alunos realizem esta atividade.

- Para concluir, perguntem:

Alguém lembra de algum fato ou versículo destes livros?

Aguardem as respostas.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: