Juvenis Currículo Atual: Uma Viagem pelo Antigo Testamento
Lição 01: A Organização dos Livros do Antigo TestamentoProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar
o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e
rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: A Organização dos Livros do Antigo Testamento. Vocês podem escrevê-lo
no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, perguntem:
A Bíblia pode ser considerada uma biblioteca? Por quê?
Aguardem as respostas.
Os alunos ou vocês podem argumentar que sim, utilizando o índice da
Bíblia.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e
Respostas.
– Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o item 2, utilizem a dinâmica “Antigo Testamento”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição e as respostas dos alunos ); mas, vocês podem escrever outras
informações;
Material para a dinâmica.
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e as respostas
dos alunos;
- Método de Perguntas e Respostas;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Antigo Testamento
Objetivo: Estudar a classificação dos 39 livros do Antigo
Testamento.
Material:
Bíblias dos alunos
04 caixas
Nomes digitados(ver no procedimento)
Procedimento:
- Apresentem para os alunos 04 caixas identificadas com os seguintes
nomes:
Pentateuco
Históricos
Poéticos
Proféticos
Dentro da caixa do Pentateuco: Gênesis a Deuteronômio
Dentro da caixa dos Históricos: Josué a Ester
Dentro da caixa dos Poéticos: Jó a Cantares de Salomão
Dentro da caixa dos Proféticos: Isaías a Daniel(Profetas Maiores),
Oseias a Malaquias(Profetas Menores)
- Falem: Estamos agora estudando sobre os livros que compõem o Antigo
Testamento. Estes livros estão divididos em 04 blocos com estes nomes(apontem
as caixas e leiam cada nome).
- Que tal agora, conhecer cada livro destes 04 blocos?
- Entreguem para 04 alunos, as 04 caixas.
Peçam para que eles abram e leiam o intervalo de início e fim dos nomes
dos livros.
Os demais alunos devem acompanhar a leitura dos nomes dos livros que
compreendem o intervalo, observando o índice da Bíblia para poder
identificá-los por completo.
Aguardem que os alunos realizem esta atividade.
- Para concluir, perguntem:
Alguém lembra de algum fato ou versículo destes livros?
Aguardem as respostas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário