RSS

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Juvenis – Queda e Redenção

Lição 11: A Redenção

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: A Redenção, escrevendo no quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, utilizem a dinâmica “Fui Liberto”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos:

quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica.

- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e a demonstração da dinâmica.

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.

 

Dinâmica: Fui Liberto!

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a redenção da humanidade, através da morte de Jesus.

Material:

02 correntes feitas com papel

Procedimento:

- Escolham um aluno e uma aluna e falem que eles vão representar a humanidade.

- Falem:

O homem, antes de pecar, gozava da comunhão com Deus.

Mas, quando o homem pecou, o pecado o separou de Deus.

Tornando-se preso ao pecado e nas garras do Diabo.

- Coloquem as correntes nas mãos do aluno e da aluna, demonstrando a humanidade presa ao pecado.

- Leiam “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”(Rm 8.34).

- Depois, falem: Deus, com seu grande amor pela humanidade, providenciou uma forma de resgatar os homens e as mulheres, enviando Seu filho, Jesus Cristo, para que morresse e salvasse a humanidade, libertando-a do pecado e das garras de Satanás. Garantindo assim a redenção.

- Leiam “Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).

- Depois, leiam “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”(Jo 8.36).

- Nesse momento, o aluno e a aluna devem retirar com força as correntes e demonstrar alegria.

- Leiam, também: “Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão”(Gl 5.1).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: