Juvenis – Queda e Redenção
Lição 11: A RedençãoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: A Redenção, escrevendo no quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, utilizem a dinâmica “Fui Liberto”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica.
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e a
demonstração da dinâmica.
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.
Dinâmica: Fui Liberto!
Objetivo: Introduzir o estudo
sobre a redenção da humanidade, através da morte de Jesus.
Material:
02 correntes feitas com papel
Procedimento:
- Escolham um aluno e uma aluna e falem que eles vão representar a
humanidade.
- Falem:
O homem, antes de pecar, gozava da comunhão com Deus.
Mas, quando o homem pecou, o pecado o separou de Deus.
Tornando-se preso ao pecado e nas garras do Diabo.
- Coloquem as correntes nas mãos do aluno e da aluna, demonstrando a
humanidade presa ao pecado.
- Leiam “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo
aquele que comete pecado é escravo do pecado”(Rm 8.34).
- Depois, falem: Deus, com seu grande amor pela humanidade, providenciou
uma forma de resgatar os homens e as mulheres, enviando Seu filho, Jesus
Cristo, para que morresse e salvasse a humanidade, libertando-a do pecado e das
garras de Satanás. Garantindo assim a redenção.
- Leiam “Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho
unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida
eterna”(Jo 3.16).
- Depois, leiam “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis
livres”(Jo 8.36).
- Nesse momento, o aluno e a aluna devem retirar com força as correntes e
demonstrar alegria.
- Leiam, também: “Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos
libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão”(Gl 5.1).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário