Adolescentes Currículo Atual: A História Da Salvação
Lição 01: Criados à imagem de DeusProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Criados
à imagem de Deus, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, perguntem:
O que vocês conhecem sobre a criação humana?
Aguardem as respostas. Anote-as no quadro branco. Falem que no final da
aula vocês vão retomar estas respostas.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas e o
Conhecimento Prévio dos alunos sobre o tema.
Em seguida, apliquem a dinâmica “Fui criado por Deus!”, que tem
por objetivo refletir sobre a perfeição da criatura humana, obra da criação de
Deus.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, retomem as respostas dos alunos à pergunta lançada no início
da aula e analisem se há alguma informação que precisa ser acrescentada,
confirmada ou desfeita.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco(escrever o título da lição e
as respostas dos alunos; mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição, as respostas
dos alunos e a demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para finalizar a aula.
Dinâmica: Fui criado
por Deus
Objetivo: Refletir sobre a perfeição da criatura humana,
obra da criação de Deus.
Material:
01 lápis grafite
Procedimento:
- Escolham um aluno e peçam para que ele permaneça diante da turma.
- Distribuam ½ folha de papel ofício para cada aluno e 01 lápis grafite.
- Peçam para que eles desenhem o colega, observando os detalhes,
procurando ser o mais fiel possível ao que estão vendo. Eles devem desenhar em
1 minuto.
- Depois, recolham os desenhos e fixem no quadro.
- Observem os desenhos e deixem que os alunos analisem o resultado.
Alguém conseguiu no desenho se aproximar da realidade, isto é,
reproduzir o colega? Por quê?
Observem as respostas.
Por mais que haja na turma alguém que desenhe bem, sempre haverá
diferenças e o resultado não copia com exatidão os traços do colega.
Percebemos como é difícil desenhar. Imaginem fazer o primeiro ser
humano!
- Agora, falem: Olhem para seus colegas. Observem as características dos
colegas, são diferentes mesmo tendo os mesmos membros, olhos, boca, nariz,
orelhas etc.
- Depois, enfatizem: Só Deus tem poder para criar com tanta perfeição e
diferentes características entre as pessoas. Nem mesmo os gêmeos univitelinos
são iguais. E as impressões digitais? Não há um ser humano que tenha impressão
digital igual ao de outra pessoa.
- Perguntem: Afinal, somos produtos da criação de Deus ou da evolução?
Aguardem as respostas.
- Para concluir, peçam para que os alunos repitam: Fui criado por Deus!
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Sempre boas ideias por aqui. Obrigada, professora Sulamita!
Gidean, muito obrigada por sua visita ao blog.
Que bom que gostou. Faça bom proveito.
Postar um comentário