Adultos - O apóstolo Paulo - Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo
Lição 13: A Gloriosa Esperança do Apóstolo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
-
Apresentem o
título da lição: A Gloriosa Esperança do Apóstolo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Reservem um tempo no final da aula para conclusão do trimestre
com a utilização da dinâmica “Desembarcando com Paulo”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para
quadro branco; material da dinâmica;
- Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever
no quadro o título da lição, mas, vocês podem escrever outras informações;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Desembarcando com
Paulo
Objetivos:
Refletir e apontar o que temos
aprendido nessa “viagem” de estudos sobre o apóstolo Paulo.
Concluir o estudo sobre o apóstolo
Paulo, “desembarcando” depois de 13 dias(as lições) de viagem.
01 mala ou baú ou figura
Procedimento:
- Falem: Na lição 01, embarcamos para uma viagem de 13
dias com o apóstolo Paulo. Os 13 dias se referem as 13 lições.
- Hoje, no 13º dia da viagem(lição
13), precisamos desembarcar.
- Apresentem a mala e perguntem:
O que temos na nossa bagagem,
isto é, o que aprendemos durante este período?
Aguardem as respostas.
Creio que aparecerão muitas
informações. Mas, tenho certeza de que será muito positivo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário