Adolescentes Currículo 2022: A História Da Salvação
Lição 02: Errando o alvo
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Errando
o alvo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Salário
do Pecado”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Apresentem um mapa para indicar a localização do Jardim do Éden.
Mapa é um documento geográfico e recurso didático
visual importante.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco: escrever o título da lição e
as palavras-chave; mas, vocês podem escrever outras informações;
Mapa;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição, as
palavras-chave, mapa e a demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: O Salário
do Pecado
Objetivo:
Refletir sobre o
pecado que originou a morte física e espiritual.
Material:
02 alunos(01 aluno e
uma aluna)
Frutas variadas
01 cartolina preta
Procedimento:
- Peçam para que o
menino e a menina se posicionem diante da turma e falem que o casal
representará Adão e Eva.
- Leiam Gn 2. 15 a
17:
“E tomou o Senhor
Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o
Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia
em que dela comeres, certamente morrerás”.
- Falem: Lemos
nestes versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam ou não comer
dos frutos do jardim.
Escolham 01 fruta e
digam que ela vai representar a árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.
01 para “Eva” e
outra para “Adão” do mesmo tipo.
Alerta! Por causa da
Pandemia, não é bom que compartilhem da mesma fruta para morder.
- Falem: Mas, Adão e
Eva desobedeceram:
Leiam: “E viu a mulher
que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore
desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a
seu marido, e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).
- Falem: Qual foi o
pecado?
Certamente vão falar
que foi a desobediência.
- Entreguem a metade
da cartolina preta para o menino e a outra parte para a menina e falem que
representa o pecado.
- Depois, leiam:
“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte,
assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos
pecaram”(Romanos 5:12).
- Peçam para que o
casal distribua pedaços de cartolina preta para todos os alunos, representando
que todos pecaram.
Alerta! Disponibilizar
álcool 70 após esta atividade por ter havido contato com o mesmo material(a
cartolina)
- Falem: Vamos
estudar sobre isto nesta lição. Vamos começar agora?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário