Juvenis Currículo 2022: Uma Viagem pelo Antigo Testamento
Lição 03: Conhecendo os patriarcas
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar
o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e
rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Conhecendo
os Patriarcas. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Patriarcas”.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes
dos personagens desta lição para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente
e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco: escrever o título da lição e os
nomes dos personagens da lição; mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e os nomes dos
personagens da lição;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Patriarcas
Objetivo: Realizar pesquisa orientada
sobre os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, utilizando a Metodologia ativa
de Aprendizagem.
Material:
Celular ou notebook dos alunos
Procedimento:
Durante a semana:
Utilizando o grupo de WhatsApp da turma, solicitem
que os alunos pesquisem sobre os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, delimitando-se
aos seguintes pontos:
Quem era Abraão, Isaque e Jacó?
O que eles têm a ver com a formação do povo
hebreu?
Por que são chamados de Patriarcas?
No dia da aula:
- Organizem os alunos em um semicírculo.
- Escrevam no quadro a primeira pergunta.
- Solicitem para que os alunos falem sobre o que
pesquisaram.
Escutam atentamente as respostas e escrevam
palavras ou pequenas expressões que representem o que aos alunos falaram.
- Depois, escrevam no quadro a segunda pergunta e
realizem o mesmo procedimento da pergunta anterior e ainda com as outras
perguntas.
- Reflitam sobre as respostas, acrescentem outras
informações deixando claro qual a importância destes patriarcas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário