Adultos - A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus
Lição 03: A Inerrância da BíbliaProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
3 - Apresentem o título da lição: A Inerrância da Bíblia,
escrevendo no quadro branco,
utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Posteriormente, apliquem a dinâmica “Inerrância da Bíblia”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras
e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Depois, desta aula, solicitem para que os alunos pesquisem sobre
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para
quadro branco e material da dinâmica;
- Método audiovisual: escrever no quadro o título da lição, as palavras e
expressões; mas, vocês podem escrever outras informações
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Inerrância da Bíblia
Objetivo: Introduzir o estudo
sobre a inerrância da Bíblia.
Material:
01 quadro branco
01 marcador para quadro branco
- Escrevam no quadro a palavra
“Fake News”.
- Perguntem: O que são Fake
News?
Aguardem as respostas.
Certamente vão girar em torno
de que são informações falsas que são divulgadas na internet como se
fossem verdadeiras.
- Peçam para que os alunos
apontem apenas 02 Fake News veiculadas recentemente.
Analisem com os alunos o que
pode levar alguém a divulgar um tipo de informação desta e as consequências
para quem acredita.
- Depois, falem: A Bíblia não
veicula informações falsas. Muitos afirmam que ela tem erros e não é digna de
crédito. Mas, podemos afirmar que a Bíblia é a Palavra de Deus, inerrante e
confiável, seu conteúdo promove consequências positivas para a vida daquele que
a ler, pois o autor de sua mensagem é verdadeiro, o próprio Deus.
E é sobre isto que vamos
estudar na lição de hoje, aprofundando-se neste assunto que tem trazido polêmicas.
Mas, a Bíblia adverte:
“Ó Timóteo, guarda o depósito
que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições
da falsamente chamada ciência”(1 Timóteo 6:20).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário