Juvenis
Currículo 2022: Uma Viagem pelo Antigo Testamento
Lição 04: Os Hebreus vão para o Egito
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar
o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e
rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Os
Hebreus vão para o Egito. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes
dos personagens, palavras-chave desta lição para chamar a atenção do aluno,
utilizando lápis de cores diferentes.
Apresentem mapa para localizar cidades apontadas na lição.
Mapa é um documento geográfico e recurso visual importante para
facilitar a aprendizagem.
- Para finalizar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “A Árvore do Sonho”.
Tenham uma excelente
e produtiva aula!
Dinâmica: A Árvore do Sonho
Objetivos:
Concluir o estudo do tema sobre José, contextualizando com a vida dos
alunos.
Refletir sobre a importância de cada indivíduo ter sonhos, projetos e
procurar concretizá-los.
Material:
1/2 folha de papel ofício e caneta.
Procedimento:
- Após o estudo sobre a vida de José, enfatizando os sonhos que ele teve
e a concretização.
- Distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles desenhem uma árvore com raízes a mostra,
semelhante a figura ao lado.
É comum os alunos dizerem que não sabem desenhar, então mostre o seu desenho, porém se você for desenhista procure simplificá-lo.
- Agora, solicitem o seguinte:
Na copa da árvore: escrever um sonho, um desejo, um objetivo ou um
projeto de vida que pretende realizar.
Uma boa parte dos alunos afirmará que não sabe o que escrever. Isto
acontece porque muita gente não tem visão de futuro, não projeta algo para suas
vidas. Mas não desanime! Comece a dar exemplos: obter aprovação no fim do ano,
no ENEM, comprar um objeto etc.
Ao lado das raízes: escrever em que está firmado.
Você pode fazer as seguintes indicações: firmado em Deus, na Palavra
dEle, apoio da família e dos amigos, na capacidade que Deus dar de estudar e
realizar ações, ou ainda na perseverança, autoestima elevada etc.
No tronco da árvore: escrever algumas ações para concretizar o que foi
sonhado, projetado.
- Para concluir, leiam Sl 1. 1 ao 3:
“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem
se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu
fruto na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer
prosperará”.
Por Sulamita Macedo.
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