Juvenis Currículo 2022: Uma Viagem pelo Antigo Testamento
Lição 05: Êxodo: De volta à terra prometida
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar
o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e
rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Êxodo:
De volta à terra prometida. Vocês podem escrevê-lo no
quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes
dos personagens, palavras-chave desta lição para chamar a atenção do aluno,
utilizando lápis de cores diferentes.
Apresentem mapa para localizar cidades apontadas na lição.
Mapa é um documento geográfico e recurso visual importante para
facilitar a aprendizagem.
- Para finalizar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “No deserto”.
Tenham uma excelente
e produtiva aula!
Dinâmica: No Deserto
Objetivos:
Contextualizar o tema da aula com a vida dos
alunos.
Refletir sobre as dificuldades que enfrentamos no
deserto da vida, mas com a confiança de que Deus é soberano e provedor.
Material:
01 saco ou 01 caixa, que caiba os objetos abaixo
relacionados:
Uma bússola, uma vela, fósforo ou lanterna
Uma borracha
Um sachê de chá de camomila ou erva-doce
Um clip
Uma liga(elástico)
Um bandaid
Uma bala
Uma peça de um quebra-cabeça
Uma cópia da oração do Pai Nosso
Um relógio
Procedimento:
- Falem: Há momentos na vida que temos certeza de
que estamos no deserto, sofrendo com a aridez da situação que pode ser material
e/ou espiritual.
- Perguntem: O que pode causar a nossa permanência
temporária no deserto da vida?
Observem as respostas dos alunos.
- Falem: Precisamos de alguns objetos e também
realizar ações para que a nossa sobrevivência neste deserto seja amenizada ou
garantida.
- Agora, falem: Aqui está um kit de sobrevivência
para quem está nesta situação.
Então, comecem a retirar, do saco ou caixa, os
objetos e falem sobre a finalidade de cada um:
Uma bússola, uma vela, fósforo ou lanterna: para
indicar e mostrar o caminho para sair da situação.
Uma Bíblia: Para fortalecimento da nossa fé e
confiança em Deus, útil para o ensino, repreensão e correção.
Uma borracha: para apagar as ações negativas e
perdoar
Um sachê de chá de camomila ou erva-doce: Para
relaxar e esperar com paciência e esperança
Um clip: Para juntar as experiências
Uma liga(elástico): Para se lembrar de ser
flexível e adaptar-se a situação
Um bandaid: Para curar as mágoas, as feridas
Uma bala: Para adoçar a difícil situação
Uma peça de um quebra-cabeça: Para lembrar que
você não está sozinho
Uma cópia da oração do Pai Nosso: Para lembrar que
a oração do justo muito pode em seus efeitos.
Um relógio: Para lembrar que Deus é soberano, que
o tempo lhe pertence e que devemos persistir em oração.
- Depois, perguntem: Vocês indicariam outros
objetos para compor este Kit?
Aguardem as respostas. Escrevam num papel e
coloquem no saco ou caixa.
Ideia original do uso de um kit de sobrevivência
desconhecida.
Elaboração da versão deste kit com suas finalidades e da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário