Adultos - A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus
Lição 02: A Inspiração Divina da Bíblia
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
3 -
Apresentem o título da lição: A Inspiração Divina da
Bíblia, escrevendo no quadro
branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Falem: Domingo passado lançamos a proposta da leitura anual da Bíblia.
Como vocês estão se organizando para esta atividade?
Deixem que os alunos falem sobre isto. Estimulem seus alunos para que continuem
lendo ou comecem a ler.
Entreguem um plano de leitura para aqueles que não estavam na aula
passada.
- Posteriormente, apliquem a dinâmica “Inspiração”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para
quadro branco, plano de leitura anual da Bíblia e material da dinâmica;
- Método audiovisual: escrever no quadro o título da lição, as respostas
dos alunos por blocos de argumentação e as palavras-chave; mas, vocês podem
escrever outras informações
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Inspiração
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a inspiração da Bíblia.
Material:
Papel e caneta
Quadro branco ou cartolina
Procedimento:
Durante a semana:
Utilizando o grupo de WhatsApp
da turma, solicitem que os alunos escrevam em poucas linhas a resposta para a
pergunta:
A Bíblia é inspirada. Por quê?
Eles devem levar por escrito
para apresentar durante a aula.
Durante a aula:
- Falem: Solicitamos para que
vocês escrevessem uma resposta para a pergunta:
Anotem a pergunta no quadro ou
cartolina.
A Bíblia é inspirada. Por quê?
- Agora, vamos conhecer o que
vocês escreveram.
Cada aluno deve ler o que
escreveu.
À medida que for sendo lido,
vocês pegam o papel do aluno e vão separando por bloco de argumentação numa cartolina
ou quadro branco.
- Ao concluir, falem:
Temos aqui vários argumentos e
agora vamos conhecer ou aprofundar mais sobre a inspiração da Palavra de Deus.
- Então, comecem o estudo da
lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário