Jovens: Jesus, o Filho de Deus - Os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João
Lição 04: Você Precisa Nascer de Novo
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro:
Você Precisa Nascer de Novo. Para isto utilizem um marcador
de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Perguntem:
Quem era Nicodemos?
Aguardem as respostas. Escutem atentamente cada uma e escreva-as no
quadro.
Acrescentem outras informações, caso necessário.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas e o
Conhecimento Prévio.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Nasci de novo
Objetivo: Refletir sobre a transformação que ocorre na vida
daquele que recebe a salvação, o Novo Nascimento.
01
porção de milho de pipoca
01
porção de pipoca
Alguns
piruás(grãos que não estouraram)
01
porção de óleo
01
cópia do texto “Milho de pipoca”(ver no procedimento)
Procedimento:
–
Trabalhem sobre o tema da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa
pelo Novo Nascimento.
–
Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
–
Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se transforme
em pipoca?
Aguardem
as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa
panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.
–
Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser
comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação,
libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria
na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados.
–
Distribuam o texto “Milho de Pipoca” para cada aluno e leiam.
Milho
de Pipoca
Milho de pipoca que não passa pelo
fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes
transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo,
fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza
assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor.
Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança
numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um
amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de
dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem
fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação
também. Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais
quente, pense que chegou a sua hora: vai morrer.
Dentro da sua casca dura, fechada
em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar
a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo
do que é capaz.
Aí,
sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E
ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que nunca havia
sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é
o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por
mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa
dura do milho que não estoura. No
entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão
se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a
ninguém.
Autoria do texto: Rubem Alves.
–
Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.
–
Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa
forma, não passam pelo processo de transformação.
–
Agora, falem sobre:
O
óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na
vida da pessoa que recebe a salvação.
O
barulho pode representar a alegria da transformação.
–
Para concluir, leiam o versículo abaixo e falem que ele enfatiza as novas
atitudes e pensamentos que devem pautar a vida daquele que passa pelo Novo
Nascimento.
“Quanto
ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é
justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há
alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).
Por
Sulamita Macedo.
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