Juvenis Currículo 2022: Uma Viagem pelo Antigo Testamento
Lição 02: A Origem dos Hebreus
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar
o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e
rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: A
Origem dos Hebreus. Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Utilizem a dinâmica “A origem” para iniciar o estudo da lição.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco: escrever o título da lição e as
palavras-chave; mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e as palavras-chave;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: A origem
Objetivos:
Iniciar o estudo sobre a vida de Abraão, de quem o povo de Israel é
descendente.
Contextualizar a vida do aluno com o tema da aula.
Material:
01 mesa
01 mapa para mostrar Ur dos Caldeus e outras cidades nas quais Abraão
habitou.
Procedimento:
- Coloquem sobre uma mesa um mapa do Brasil ou Mundi.
- Peçam que os alunos se organizem ao redor deste mapa.
- Solicitem que cada um deles fale e aponte o estado e a cidade onde
nasceu.
E, ainda, se já saiu da cidade de origem para outro lugar para morar e
qual a razão.
Observem atentamente o que eles afirmam.
- Falem: Escutamos o que cada aluno falou sobre sua cidade de origem.
Alguns permanecem morando na mesma cidade e outros estão morando aqui, mas sua
cidade de nascimento é outra.
Alguns saíram porque o responsável foi transferido para outra cidade por
motivo de trabalho etc.
Então, apresentem outro mapa no qual você possa mostrar a cidade natal
de Abraão, Ur dos Caldeus.
Falem que ele precisou sair desta cidade por obediência a uma promessa
de Deus e andou por vários lugares. E é sobre isto que vamos estudar na lição
de hoje.
Vamos começar?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário