RSS

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

 Jovens: Jesus, o Filho de Deus - Os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João

Lição 03: O Primeiro Sinal: Água em Vinho

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Primeiro Sinal: Água em Vinho.

Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, apliquem a dinâmica “Faltou!”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Perguntem:

Por que a transformação da água em vinho é um milagre e também um sinal?

Aguardem as respostas. Escutem atentamente cada uma e escreva-as no quadro.

Acrescentem outras informações, caso necessário.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco:  escrever o título da lição, as respostas dos alunos; mas, vocês podem escrever outras informações;

- Participação dos alunos na aula;

- Método de Perguntas e Respostas e o Conhecimento Prévio;

- Método audiovisual: quadro com o título da lição, as respostas dos alunos;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Faltou!

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o milagre da transformação da água em vinho.

Material:

Chocolate para cada aluno

Observação: Pode ser outro tipo de alimento ou objeto, de acordo com sua escolha ou condições.

Procedimento:

- Antes de iniciar o estudo do tema, comecem distribuindo um chocolate para uma parte da turma.

Certamente, a outra parte da turma vai falar que não recebeu.

- Falem: Aguardem! Vou pegar mais.

- Peçam para que outro professor pegue mais chocolate.

Ele afirma: Não tem mais.

- Falem: Que coisa, não tem mais chocolate!!! Faltou!

- Então, afirmem: No milagre que vamos estudar hoje, faltou vinho numa festa de casamento. Já pensou que coisa desagradável para os noivos, familiares e convidados!

Mas, havia um convidado - Jesus, que transformou água em vinho, sendo de melhor qualidade que o servido anteriormente.

- Para concluir, falem: Na nossa situação de aula, a utilização do chocolate que faltou para alguns alunos é apenas uma demonstração de algo que deveria ter para todos. Mas, é claro que os demais alunos também vão receber seu chocolate.

Então, entreguem o chocolate para os alunos que antes não receberam.

Por Sulamita Macedo.

1 comentários:

Joice Lacerda disse...

Amei tudo, principalmente a dinâmica. Vou dar aula pela primeira vez no próximo domingo, estou ansiosa pela postagem da lição. Vai me ajudar muito.