Jovens: Jesus, o Filho de Deus - Os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João
Lição 05: O Segundo Sinal: A Cura do
Filho do Oficial
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro:
O Segundo Sinal: A Cura do Filho do Oficial. Para isto utilizem um
marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Apliquem a dinâmica “Semente
da Fé”, quando vocês falarem sobre o item III.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Semente da Fé
Objetivo:
Entender o que significa a expressão “Se tiveres fé
como um grão de mostarda”.
Enfatizar a importância de exercitar a fé.
01
envelope de sementes da mostarda.
Observações:
- Vocês poderão encontrar as sementes de mostarda em
supermercados e em lojas que vendem produtos agrícolas.
- A semente de mostarda é muito pequena e fácil de
perdê-la. Então, para entregá-la aos alunos, coloque-a num pedaço de durex
transparente, passando por cima dela outro pedaço de durex.
Procedimento:
- Leiam com os alunos: Lc 17. 05 e 06
“Disseram então os apóstolos ao Senhor:
Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de
mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar; e
ela vos obedecerá”.
- Entreguem para cada aluno uma semente da mostarda
e solicitem que a observem.
A semente de mostarda é muito pequena e fácil de
perdê-la. Então, para entregá-la aos alunos, coloque-a num pedaço de durex
transparente, passando por cima dela outro pedaço de dure
- Comentem que o versículo fala que a fé não é do
tamanho da semente, mas como a semente. Não devemos observar a pequenez da
semente, porém a dimensão do que ela pode produzir.
- Leiam: Mc 4.31 e 32.
“É como um grão de mostarda, que quando se semeia na
terra é a menor de todas as sementes que há na terra; mas tendo sido semeada,
cresce e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal
maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra”.
- Para finalizar, falem: Para que a semente germine,
cresça, ela deverá ser plantada em solo fértil. Nossa fé cresce em comunhão com
o Senhor e guardando Sua palavra.
Por Sulamita Macedo.
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