Dinâmica: Lendo e interpretando a Bíblia
Objetivo: Realizar de forma
prática a interpretação de um texto bíblico, utilizando algumas regras da
Hermenêutica.
Bíblia dos alunos
01 caixa
Perguntas digitadas(ver no procedimento)
Procedimento:
- Após a explanação das regras de interpretação, falem para a turma que agora
eles vão fazer uma interpretação de um relato bíblico sobre a conversa de Jesus
com a mulher samaritana.
- Peçam para que os alunos abram a Bíblia no evangelho de João 4 e comecem
a ler o texto até o versículo 27, de forma alternada, para que todos possam
participar.
- Após a leitura, perguntem se eles entenderam o que leram.
Aguardem as respostas.
Pode acontecer que alguns digam que entenderam, outros podem afirmar que
não entenderam tudo.
Qualquer que seja a resposta, o importante é que vocês devem procurar
usar algumas regras de interpretação bíblica, para melhor compreensão do texto:
A Bíblia interpreta a si mesma e o contexto histórico-cultural do texto em
estudo
- Organizem uma caixa e coloquem as perguntas abaixo dentro dela.
- Apresentem para a turma e falem que na caixa há algo a ser descoberto com
referência ao texto.
- Falem que estão dentro da caixa para representar que no texto ainda há
algo a ser pesquisado, procurado etc.
- Para colocar dentro da caixa:
Onde está escrito no AT sobre a herdade de Jacó para seu filho José? (versículo
5)
E sobre o poço de Jacó?(versículo 6)
Qual a razão da mulher samaritana mencionar “nosso pai Jacó”? (versículo 12)
Jesus fala com uma mulher publicamente, isto culturalmente era comum?(versículo
7 e 27)
Por que os judeus não se comunicavam com os samaritanos?(versículo 9)
O que é água viva?(versículo 10)
Qual o contexto histórico e profético da fala da mulher samaritana,
abaixo descrito?
“Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos
anunciará tudo”(versículo 25)
Quais versículos apontam para a humanidade de Jesus?
Hora sexta referente a que horas no contexto ocidental?
- Para finalizar, perguntem para os alunos: Vocês observaram que, mesmo
lendo o texto no início da atividade, houve necessidade das perguntas ou
afirmações para a melhor compreensão do texto?
Aguardem as respostas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário