Adolescentes Currículo 2022: A História Da Salvação
Lição 03: Pecado: a maior pandemia da históriaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Pecado:
a maior pandemia da história, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Perguntem: O que é pecado?
Aguardem as respostas dos alunos. Observem atentamente o que eles dizem.
Anote cada resposta no quadro. Depois, reflitam com eles sobre o que afirmaram
e digam que nesta lição eles vão aprofundar o estudo sobre esta pergunta.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar,
utilizem a dinâmica “Bumerangue”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro branco e marcador para quadro branco: escrever o título da lição e
as respostas dos alunos; mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição, as respostas
dos alunos e a demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Bumerangue
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre as consequências do pecado.
Refletir sobre o princípio da semeadura e da colheita.
Material:
01 cesta pequena com sementes variadas.
01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
- Apresentem um bumerangue e perguntem como funciona.
Aguardem as respostas.
Espera-se que eles falem que o bumerangue é um objeto de arremesso e que
ao ser lançado, volta à mão daquele que o arremessou. Se possível, façam uma
demonstração.
- Escrevam no quadro: Lei da semeadura.
Perguntem o que os alunos entendem sobre isto.
Aguardem as respostas.
- Falem: A lei da semeadura é como um bumerangue, você vai ter de volta,
vai sentir as consequências daquilo que falou e praticou. Estudamos nesta lição
quais as consequências da queda do homem quando pecou.
- Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.
- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
- Entreguem para cada aluno um copinho descartável pequeno e peçam para
que eles coloquem dentro dele várias sementes.
- Perguntem:
O que vocês estão falando ou praticando?(aqui representadas pelas
sementes)
O que estão colhendo destas ações?
- Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações que eles
desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com
Deus e com o próximo.
Por Sulamita Macedo.
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