Adultos - Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo
Lição 09: Orando e Jejuando como Jesus EnsinouProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o
título da lição: Orando e Jejuando como Jesus Ensinou, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir a
aula, utilizem a dinâmica “Caminhando
em Oração”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caminhando em Oração
Objetivo: Compartilhar motivos de oração e agradecer as bênçãos recebidas.
Material:
01 tapete
Rosas
Pedras grandes e pequenas
Versículos bíblicos sobre oração
- Organizem o material da dinâmica, no meio da
sala de aula da seguinte forma: tapete no chão, e sobre ele as rosas, as pedras
e os versículos bíblicos.
- Expliquem o que cada objeto representa:
Tapete: caminho da vida cristã
Rosas: bênçãos recebidas
Pedras: as dificuldades que enfrentamos
Os versículos: a Palavra de Deus, na qual
confiamos
- Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e
escolha dois objetos que representam o que ele está vivenciando, por exemplo:
Ele pode pegar uma pedra grande, por considerar o
seu problema de difícil solução e ainda escolher um versículo, representando
sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele pode pegar uma pedra e uma rosa, o primeiro
indica um problema que já teve e o segundo a vitória já alcançada.
- Para finalizar, façam uma oração de intercessão
pelas dificuldades apresentadas e agradeçam pelas bênçãos já alcançadas.
Observações:
- Se sua classe funcionar dentro da Igreja e não
houver outro espaço para realizar a dinâmica com o material já descrito, sugiro
que utilize figuras de pedras e de rosas, coloque-as dentro de uma cesta,
acrescentando os versículos. E mesmo sentados, passem a cesta e façam o mesmo
procedimento anterior.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Simplesmente maravilhoso.
Muito obrigada por sua visita ao blog. Faça bom proveito!
Postar um comentário