Adolescentes Currículo 2022/2023: Grandes Cartas para Nós
Lição 01: A importância da comunicaçãoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria
e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A importância da comunicação, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar a aula apliquem a dinâmica “Abrindo
as Cartas”.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Abrindo as Cartas
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre as 08
cartas que serão estudadas neste trimestre - Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro,
I João, II João, III João e Judas).
01 envelope grande(tamanho
ofício)
08 envelopes pequenos
Procedimento:
Antes da aula:
1 - Combinem com o pastor da
igreja ou o superintendente para escrever um carta para sua turma.
Explique a razão do pedido,
falando que será usada como uma estratégia para iniciar o estudo das 08 cartas
do Novo Testamento, que serão estudadas neste trimestre. Falem que a carta
deverá ser entregue apenas a você antes da aula ou dias antes da aula.
Coloquem a carta dentro do
envelope maior, escrevam quem é o remetente(Nome do pastor ou superintendente)
e o destinatário(Classe X).
2 - Identifiquem os 08 envelopes
com os destinatários e remetentes(se possível) de cada carta a ser estudada( Hebreus,
Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João e Judas).
Durante a aula:
- Fixem os envelopes no quadro
ou em outro local visível para os alunos.
- Apresentem o título da
lição.
- Apontem para os envelopes e
falem: Temos aqui várias correspondências. Vamos ver para quem é?
- Peçam para que um aluno
retire o envelope maior e veja quem é o destinatário e mostre à turma.
- Falem: Já que a carta é para
vocês, vamos abrí-la?
Peçam para 01 aluno abrir a
carta e ler o conteúdo.
Observem a reação dos alunos
quanto a carta recebida. Deixem eles expressarem seus emoções e opiniões.
- Agora, falem: Mas, ainda temos
08 envelopes.
Vamos ver para quem são estas
cartas e quem escreveu.
Solicitem para os alunos abrirem
os envelopes. Eles vão descobrir que estão vazios, sem a carta, isto é, sem o conteúdo.
O que houve? Hum... Tem um
propósito nisto. Hoje, estamos conhecendo
quais são os nomes das cartas, mas o conteúdo será estudado nas próximas aulas!
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário