Dinâmica: Cativeiro e liberdade
Objetivo: Contextualizar o tema
do cativeiro do povo hebreu com a situação difícil que passam os alunos.
Correntes
confeccionadas com papel
Procedimento:
- Falem: Acabamos de
estudar sobre o cativeiro e exílio do povo hebreu.
- Falem: Muitos crentes vivem também um cativeiro,
preso a diversas dificuldades.
Neste momento coloquem
a corrente de papel em vários alunos, simbolizando o cativeiro – a dificuldade
a que estão presos.
- Perguntem:
Qual o seu cativeiro?
Quem ou o que está lhe
escravizando?
Seria interessante que
alguns alunos relatassem sobre “seu cativeiro”.
- Falem: Foi no
cativeiro que o povo hebreu retomou a comunhão com o Senhor. Posteriormente,
foi liberto do opressor, este fato é uma forma de entendermos que Deus intervém
na história.
- Falem: Deus também
pode intervir na história de sua vida e libertá-lo daquilo que vem lhe
oprimindo.
- Depois, leiam:
“Tenho-vos dito isto,
para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu
venci o mundo”(Jo 16.33).
“Muitas são as aflições
do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).
- Perguntem: Quer ser
liberto?
Confie na providência
divina.
Agora, peçam para que
os alunos arrebentem as correntes, representando a esperança de libertação.
Por Sulamita Macedo.
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