Juvenis Currículo 2022/2023: O que Cristo fez por nós e o que podemos fazer pelo reino de Deus
Lição 11: Posso fazer a diferençaProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: Posso fazer a diferença.Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Eu, um
samaritano!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eu, um samaritano!
Objetivos:
Refletir sobre a prática da ação social individual ou coletiva, cuidando
de quem precisa.
Enfatizar que podemos fazer a diferença por nossas ações.
Material:
Bíblia
06 alunos: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o
samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do
Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”,
por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem
muito aparato.
- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador
estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
“E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó,
e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se
retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o,
passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o,
passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o,
moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e,
pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro,
e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando
voltar”(Lucas 10:30 a 35).
- Após a encenação, reflitam sobre qual tem sido nossa atitude diante
daquele que necessita de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas
necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário