Adolescentes Currículo 2022/2023: A História do Povo Escolhido
Lição 13: Um exílio e uma esperançaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Um exílio e uma esperança, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Para concluir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Cativeiro e liberdade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Cativeiro e
liberdade
Objetivo: Contextualizar o tema
do cativeiro do povo hebreu com a situação difícil que passam os alunos.
Correntes
confeccionadas com papel
Procedimento:
- Falem: Acabamos de
estudar sobre o cativeiro e exílio do povo hebreu.
- Falem: Muitos crentes vivem também um cativeiro,
preso a diversas dificuldades.
Neste momento coloquem
a corrente de papel em vários alunos, simbolizando o cativeiro – a dificuldade
a que estão presos.
- Perguntem:
Qual o seu cativeiro?
Quem ou o que está lhe
escravizando?
Seria interessante que
alguns alunos relatassem sobre “seu cativeiro”.
- Falem: Foi no
cativeiro que o povo hebreu retomou a comunhão com o Senhor. Posteriormente,
foi liberto do opressor, este fato é uma forma de entendermos que Deus intervém
na história.
- Falem: Deus também
pode intervir na história de sua vida e libertá-lo daquilo que vem lhe
oprimindo.
- Depois, leiam:
“Tenho-vos dito isto,
para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu
venci o mundo”(Jo 16.33).
“Muitas são as aflições
do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).
- Perguntem: Quer ser
liberto?
Confie na providência
divina.
Agora, peçam para que
os alunos arrebentem as correntes, representando a esperança de libertação.
Por Sulamita Macedo.
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