RSS

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Adolescentes Currículo 2022/2023: A História do Povo Escolhido

Lição 13: Um exílio e uma esperança

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Um exílio e uma esperança, escrevendo no quadro branco.  Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Para concluir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Cativeiro e liberdade”.            

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Cativeiro e liberdade    

Objetivo: Contextualizar o tema do cativeiro do povo hebreu com a situação difícil que passam os alunos.

Material:

Correntes confeccionadas com papel

Procedimento:

- Falem: Acabamos de estudar sobre o cativeiro e exílio do povo hebreu.

- Falem:  Muitos crentes vivem também um cativeiro, preso a diversas dificuldades.

Neste momento coloquem a corrente de papel em vários alunos, simbolizando o cativeiro – a dificuldade a que estão presos.

- Perguntem:

Qual o seu cativeiro?

Quem ou o que está lhe escravizando?

Seria interessante que alguns alunos relatassem sobre “seu cativeiro”.

- Falem: Foi no cativeiro que o povo hebreu retomou a comunhão com o Senhor. Posteriormente, foi liberto do opressor, este fato é uma forma de entendermos que Deus intervém na história.

- Falem: Deus também pode intervir na história de sua vida e libertá-lo daquilo que vem lhe oprimindo.

- Depois, leiam:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”(Jo 16.33).

“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).

- Perguntem: Quer ser liberto?

Confie na providência divina.

Agora, peçam para que os alunos arrebentem as correntes, representando a esperança de libertação.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: