Adultos - Relacionamentos em Família - Superando Desafios e
Problemas com Exemplos da Palavra de Deus
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está
centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas
aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro: Os Prejuízos da
Mentira na Família. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem
a dinâmica “Mentira tem perna curta”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Mentira tem perna
curta
Objetivos:
Refletir sobre os problemas e prejuízos causados pela
mentira.
Enfatizar a importância de
transmitir informações de forma verdadeira.
Material: um
pequeno texto(postado no procedimento)
- Preparem um pequeno texto
contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui numa doceria e escolhi:
chocolates, balas de vários sabores, pirulitos, 01 pipoca doce e 02 salgadas,
pastilhas, 7 chicletes, torrones, jujubas, 01 garrafa de água. Fui para a fila
do caixa para pagar, mas, quando chegou minha vez de ser atendido, o sistema
saiu do ar e moça se desculpou e disse que eu teria que esperar, se pudesse. Reclamei e pedi para fazer a soma de outra
forma, mas não foi possível. Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei
desistindo”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os
posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês vão transmitir
uma mensagem, oralmente, para o primeiro aluno e este passará as informações
para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam
que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção
daquele que está recebendo-a.
- Peçam para que o último
aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada,
distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a
mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam, dizendo que embora
seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de
transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não enganar.
Também os problemas e prejuízos causados pela mentira. Aproveitando o tema da
lição, reforce a autenticidade que deve haver nas nossas palavras e atitudes.
Ideia original da técnica do
“telefone sem fio” desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário