Jovens: Encorajamento, Instrução e Conselho – Alcance uma Vida Cristã
Feliz com os Ensinos dos Salmos
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria
e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro: Quanto amo a tua palavra. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Mais Doce
que o Mel”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mais Doce que o Mel
Objetivo: Refletir sobre qual
o tipo de coração está sendo lançado o ensino da Palavra de Deus.
Material:
Desenho de um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra
fértil e sementes.
Figuras das 4 situações apresentadas na parábola do Semeador.
01 figura de coração
01 sachê de mel ou bala de mel
- Leiam a parábola do semeador – Mt 13. 3 a 8.
À medida que a leitura for efetuada, vocês apresentam figuras que dizem
respeito as 4 situações da parábola.
Se preferir, vocês podem utilizar material, como: desenho de um caminho
com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
- Dividam a turma em 04 grupos e passem o material ou a figura referente
a cada situação (uma para cada grupo).
- Orientem para que cada grupo reflita sobre a situação da parábola,
associando-a ao ensino da Palavra de Deus nos dias atuais.
- Em seguida, os grupos devem apresentar o resultado de forma objetiva.
- Apresentem a figura do coração e falem: Que o nosso coração esteja com
solo preparado e fértil para receber a semente que é a Palavra de Deus.
- Depois, leiam:
“Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia”(Salmos
119:97).
“Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o
mel à minha boca”(Sl 119.103).
- Para finalizar, entreguem para cada aluno 01 sachê de mel ou bala de
mel.
Por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Ótimo 😊 obrigado irmã, Deus te abençoe sempre mais.
Postar um comentário