Juvenis Currículo 2022/2023: O que Cristo fez por nós e o que podemos fazer pelo reino de Deus
Lição 12: Posso viver para a sua glóriaProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: Posso viver para a sua glória.Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Crescendo”.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Crescendo
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o crescimento em
estatura, espiritual e em sabedoria, tendo Jesus como exemplo.
Material:
Cópias de fotos dos alunos com idades diferentes(vejam
orientação no procedimento)
01 fita métrica ou outro meio de medição
Procedimento:
Antes da aula:
Solicitem aos alunos cópias de fotos de quando
eles eram recém-nascidos e mais 03 fotos com idades diferentes e 01 atual.
Vocês podem fazer isto, através das redes sociais.
E se eles se esquecerem? Então é bom vocês
organizarem fotos retiradas de revistas que representem o crescimento físico,
de crianças e adolescentes diferentes.
Durante a aula:
- Quando os alunos chegarem, peçam as cópias das
fotos solicitadas. Organizem num quadro as fotos por aluno em ordem
cronológica, isto é, por idade.
- Solicitem para que os alunos falem sobre as
diferenças que eles observam em suas próprias fotos, quando ao crescimento.
- Depois, comentem sobre alguns pontos importantes
que aconteceram de criança até fase em que eles hoje, como: aprenderam a
sentar, a andar, a falar, ler e escrever, tomar banho e se vestir sozinhos,
desenvolvimento do raciocínio e habilidades, estudar, usar as redes sociais
etc.
- Observamos que vocês tiveram crescimento físico
e intelectual. Mas, precisamos também crescer em sabedoria e espiritualmente.
- Em um dos pontos da aula de hoje vamos estudar sobre
Jesus com 12 anos de idade, apresentando seu desenvolvimento físico, espiritual
e em sabedoria.
- Peguem a fita métrica ou outro meio de medir e
comecem a medir os alunos, anotem a medição.
- Falem: Agora, eu medi a altura de vocês, o que
vocês já cresceram. Mas preciso medir o crescimento espiritual e a sabedoria de
vocês. Como posso fazer isto?
Aguardem as respostas. Então, falem que estes
tipos de crescimento não conseguem medir, mas é observado pelo comportamento da
pessoa.
- Falem: Então, vamos estudar sobre isto?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário