Dinâmica: O rei Josias e o Livro da Lei
Objetivos:
Contextualizar o tema
do avivamento ocorrido na época do rei Josias(reino do Sul, Judá).
Enfatizar a importância
de atitudes que conduzem ao avivamento através da leitura bíblica.
01 chave de metal ou
confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Observação: os alunos
podem utilizar cada um a sua chave de casa ou de um carro.
Procedimento:
- Depois que vocês
falarem sobre os bons reis de Judá, enfatizem a importante ação do rei Josias
quanto a leitura e obediência ao Livro da Lei.
- Apresentem a chave
para os alunos.
- Perguntem aos alunos:
Para que serve uma chave?
Aguardem as respostas.
Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que
também a chave é utilizada para fechar.
- Falem: Acabamos de
estudar sobre várias ações que impediam ao povo de Judá um relacionamento
correto com Deus(chave para fechar). Porém, o rei Josias conduziu o povo ao
avivamento(chave para abrir).
- Falem: Quais ações
podem abrir e/ou fechar o avivamento na nossa vida, hoje, que estamos no século
XXI, na cidade de....(falar o nome da cidade)?
- Para responder,
dividam a turma em 02 grupos.
O grupo 01: chave para
fechar o avivamentoExemplo: falta de santidade, distanciamento de Deus, falta
de leitura e observância da Bíblia
O grupo 02: chave para
abrir o avivamento
Exemplo: ler e obedecer
a Palavra de Deus, orar, coração quebrantado etc.
- Estipulem um tempo
máximo de 05 minutos para esta atividade.
Cada grupo deve apontar
pelo menos até 05 ações.
- Em seguida, os alunos
devem apresentar de forma objetiva.
Neste momento, fiquem
atentos as respostas. Se necessário, corrijam algo ou acrescentem outras
informações.
- Para finalizar,
leiam:
“E o rei se pôs em pé
junto à coluna, e fez a aliança perante o Senhor, para seguirem o Senhor, e
guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com
todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que
estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança”(II Reis
23.3).
Por Sulamita Macedo.
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