Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição 11: Crendo nas Ordenanças de Cristo à Igreja
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição:
Crendo nas Ordenanças de Cristo à Igreja, a Comunhão dos Santos, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Posteriormente, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
- Para ilustrar o estudo do
tema, apliquem a dinâmica “O Batismo” e “Comunhão”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: O Batismo
Objetivo:
Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Material:
Água
01 bacia pequena
01 boneco pequeno de plástico
- Perguntem: Quais os tipos de
batismos que vocês conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que
relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que
eles citaram, utilizando os materiais acima citados. Observem com atenção a
demonstração dos batismos vivenciados pelos alunos.
Observação: Caso ocorra apenas
a citação do batismo por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por
imersão.
- Falem: Vimos agora com esta
demonstração que há vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é aquele
conhecido como “Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a 17.
Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que
o batismo de Jesus foi por imersão.
- Para finalizar, falem:
Agora, vamos estudar sobre este batismo.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Comunhão
Objetivo:
Promover momento de
entrosamento entre os alunos, tendo como ponto de partida uma das finalidades
da Santa Ceia - unir os crentes em amor pela comunhão com Jesus.
Material:
01 Mesa
01 toalha para a mesa
Ramos de trigo
Pães de queijo pequenos dentro
de um saquinho de plástico
Refrigerante ou suco de uva
Guardanapos
Copos descartáveis
Procedimento:
- Após o estudo sobre a Santa
Ceia, convidem os alunos para se posicionaram ao redor de uma mesa, arrumada
com pães e suco ou refrigerante de uva.
- Agradeçam a Deus pela
oportunidade de estar juntos, estudando este tema.
- Falem: Vamos agora fazer um
lanche, celebrando um momento de união e comunhão entre todos os alunos da
classe.
- Distribuam para cada aluno
um pão e um copo de suco ou refrigerante de uva. Avisem para aguardar uma
orientação.
Lembrem-se de que cada pão
deve estar dentro de um saquinho.
- Então, solicitem que cada um
escolha um colega e troque com ele, o pão e o copo de suco ou refrigerante,
falando uma mensagem.
- Esta atividade deve ser
repetida pelo menos umas 05 vezes, com duplas diferentes.
- Em seguida, eles podem se
alimentar.
Por Sulamita Macedo.
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