Adultos - Relacionamentos em Família - Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus
Lição 13: A Amizade de Jesus com uma Família de BetâniaProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está
centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas
aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro: A Amizade de Jesus
com uma Família de Betânia. Para isto utilizem um
marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o estudo da lição, utilizem a
dinâmica “Rede dos Relacionamentos”
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Rede dos
Relacionamentos
Objetivos:
Contextualizar o tema da aula
sobre Jesus e sua amizade com a família formada por Maria, Marta e Lázaro.
Refletir sobre a importância
das amizades individuais e para a família.
01 novelo de lã ou cordão
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Entreguem o novelo de lã ou
cordão para um aluno, solicitem que ele pegue a ponta do cordão, enrole no dedo
indicador e depois jogue para qualquer pessoa do círculo. O que pegou o novelo,
segura o cordão e joga para outro colega até que o último aluno participe.
- Orientem que antes de jogar
o novelo para o outro colega, cada pessoa deverá falar uma frase sobre amizade,
relacionamento individual ou familiar.
- Então, falem: Vocês estão
vendo uma teia, formada por fios lançados por vocês para outros colegas,
podendo significar os nossos relacionamentos e também os familiares.
Acrescentem ainda a
importância dos bons relacionamentos na família e também para si próprio.
- Perguntem: Para que serve
uma teia de aranha?
Espera-se que os alunos falem
que a aranha tece a teia para servir de armadilha para pequenos insetos e
depois devorá-los.
- Perguntem:
O que isto pode representar
sobre os relacionamentos e amizades?
Cair na teia e ser devorado
pelo inimigo?
Aguardem as respostas.
Enfatizem que devemos ficar
vigilantes para não cair em alguma teia que nos leve a ter atitudes erradas.
- Depois solicitem que os
alunos soltem a teia no chão e desembaracem os fios. Certamente, não conseguirão
devido a escassez de tempo, mas a tarefa é possível.
- O que isto pode representar?
Ficar embaraçado com as coisas
do mundo não deve ser o desejo nosso, mas Deus pode nos dar força para resistir
as ciladas do inimigo. Para tanto, é necessário vigilância nos relacionamentos familiares
e nas amizades individuais.
Ideia original da formação de
uma teia em dinâmica desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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