Adolescentes Currículo 2022/2023: A História do Povo Escolhido
Lição 11: Um reino divididoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Um reino dividido, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave
para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Para concluir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Coração
dividido?
Objetivos:
Refletir sobre o aspecto
religioso degradante que se encontrava o reino do Norte, o povo desobediente a
Deus e adorando a ídolos.
Refletir sobre atitudes
que nos distanciam de Deus, promovendo mudança de comportamento.
Figura do contorno de
uma pessoa com um coração desenhado
01 rolo de fita adesiva
01 lixeira ou 01 saco
para lixo
Folhas de papel ofício
divididas em 04 partes
Procedimento:
- Falem: Estudamos
sobre o aspecto religioso degradante que se encontrava o reino do Norte, o povo
desobediente a Deus e adorando a ídolos.
- Distribuam 02 partes
da folha de papel ofício para cada aluno.
- Coloquem em lugar
visível a figura do contorno de uma pessoa com um coração desenhado.
- Falem: Que tal a
gente pensar agora sobre aquilo que está deixando o nosso coração dividido
entre Deus e as coisas que nos afastam dele?
- Então, peçam para que
os alunos utilizem as 02 partes da folha de papel ofício. Em uma escrever o que
precisa ser retirado e na outra o que pode permanecer.
- Solicitem para que os
alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes negativas,
representando a limpeza requerida para um coração santo de um cristão.
- Agora, leiam:
“Eu sou a videira
verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a
tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais
limpos, pela palavra que vos tenho falado”(João 15:1 a 3).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário