Adultos
- A Igreja de Cristo e o Império do Mal
– Como Viver Neste Mundo Dominado Pelo Espírito da Babilônia
Lição 07: A Desconstrução da Feminilidade
Bíblica
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: A
Desconstrução da Feminilidade Bíblica. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Para
introduzir o estudo do tema da lição, utilizem a dinâmica
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para
concluir o estudo do tema da lição, utilizem a dinâmica
“Rubi
ou Bijuteria?”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Rubi ou Bijuteria?
Objetivo:
Refletir sobre o que significa
ser “mais preciosa que o rubi”.
Material:
01 figura da pedra preciosa
Rubi lapidada
01 figura da pedra preciosa
Rubi no estado bruto
01 rubi feito de cartolina
vermelha em tamanho grande
01 cartão com Pv 31.10 e a
figura de um rubi
- Leiam Pv 31.10 “Mulher
virtuosa que achará? O seu valor muito excede ao dos rubis”.
- Perguntem:
Vocês já pensaram sobre o que
seja o rubi?
Aguardem as respostas.
Depois, apresentem uma figura
desta pedra preciosa(lapidada).
- Falem: Rubi é uma das mais
valiosas pedras preciosas. Somos comparadas ao rubi, mas vale salientar que a
Bíblia menciona que somos mais preciosas que o rubi.
- Apresentem a figura grande
de rubi confeccionada em cartolina vermelha e peçam para que cada aluna escreva
o seu nome nesta figura.
- Perguntem: Vocês já pensaram
sobre isto? Ser mais preciosa que o rubi?
- Apresentem estas
informações:
“As gemas de rubi são
valorizadas de acordo com várias características, incluindo tamanho, cor,
claridade e corte. Todos os rubis naturais contêm imperfeições. Por outro lado,
rubis artificiais podem não conter imperfeições. Quanto menor o número e menos
óbvias as imperfeições, mais caro é o rubi - a menos que não tenha imperfeições
(isto é, um rubi "perfeito") - então ele é suspeito de ser fabricado
artificialmente e seu status de gema sem preço não é garantido. Alguns rubis
manufaturados têm substâncias adicionadas a eles para que possam ser identificados
como artificiais, mas a maioria requer testes gemológicos para determinar a sua
origem”. Fonte: Wikipédia
- Vamos analisar esta
informação:
O valor varia de acordo com as
características de cada pedra: assim também as mulheres, cada uma com suas
características.
Os rubis naturais contêm
imperfeições: as mulheres também possuem defeitos, mesmo que tenham muitas
qualidades.
Os rubis artificiais não
contêm imperfeições: dessa forma é bijuteria.
- Perguntem: Vocês querem ser
rubi ou bijuteria?
- Agora, apresentem esta
informação:
“Originalmente, bijuteria é o
ramo da ourivesaria ou joalheria que trabalha ligas metálicas semelhantes a
ouro ou prata, assim como com pedras semipreciosas, vidro, plástico, miçangas
etc. de modo a criar objetos semelhantes a joias e peças de fantasias”. Fonte:
Wikipédia
- Como você se vê ou se sente?
Como um Rubi ou bijuteria?
Reflita sobre isto.
- Vamos pensar um pouco sobre
a parte do versículo “Quem a achará?”
Você já se achou como mulher?
Você se valoriza como mulher?
Você se gosta?
Vocês devem se aceitar como
pessoa, como mulher.
- Apresentem figura do rubi no
estado bruto.
Pense no que pode ser lapidado
em você, peça ajuda ao Espírito Santo, deixe que Deus trabalhe no seu coração e
atitudes para que vocês se autovalorizem e sejam valorizadas.
- Para finalizar, entreguem
para cada aluna um cartão com Pv 31.10 e a figura de um Rubi.
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Excelente comentário
Muito obrigada por sua visita ao blog. Que bom que gostou, faça bom proveito.
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