Adolescentes Currículo 2022/2023: Amor na Vida Cristã
Lição 02: O amor que salva
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O amor que salva, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para concluir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “A Ponte
de Amor”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Ponte de Amor
Objetivo:
Refletir sobre o amor através da providência divina de salvação para
a humanidade, por meio de Jesus Cristo.
01 giz
Procedimento:
- Desenhem com giz 02 círculos
separados, com uma comunicação entre eles como se fosse uma ponte.
Cada círculo deve caber todos
dos alunos.
- Coloquem dentro de um dos
círculos todos os alunos. No outro círculo, escrevam a palavra “DEUS”.
- Falem, apontado para os
alunos: O pecado separa a humanidade de Deus. Vejam que vocês estão separados
de Deus.
- Depois, apresentem o que
Deus fez para restabelecer o relacionamento com a humanidade, após o pecado.
Leiam: “Porque Deus amou o
mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).
- Lemos que Deus com seu
grande amor providenciou uma solução para que não houvesse mais esta separação.
Em seguida, escrevam na ligação
entre os dois círculos a palavra “JESUS”.
- Falem: E agora, vocês
continuam separados de Deus! Mas, comecem a citar os nomes dos alunos, falando:
Deus amou tanto “Fulano de tal” que...(citando o versículo de João 3. 16)
Nesse momento, o aluno deve
passar pela “ponte” que é Jesus e entrar no outro círculo, à medida que o nome
dele for citado dentro do versículo.
- Quando todos os alunos
estiverem dentro do círculo “Deus”, falem que esta é uma demonstração do grande
amor de Deus para com eles e a humanidade. Que bom que você já aceitou este
amor de Deus!
- Para concluir leiam: “Mas
Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós
ainda pecadores”(Romanos 5:8).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário