Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Preservando os Valores Cristãos
Lição 02: O Respeito às AutoridadesProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O Respeito às
Autoridades, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Dai a
César o que é de César”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dai a César o que é
de César
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre
Material:
01 figura grande da moeda
cunhada com a imagem de César
Procedimento:
- Apresentem para os alunos
uma figura da moeda cunhada com a imagem de César.
- Perguntem: De qual situação
bíblica, vocês lembram sobre dessa moeda?
Aguardem as respostas.
- Depois, leiam com os alunos
sobre esse episódio, que se encontra em Marcos 12. 14 a 17:
“E, chegando eles,
disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá,
porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de
Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?
Então ele, conhecendo a sua
hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a
veja.
E eles lha trouxeram. E
disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César.
E Jesus, respondendo,
disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E
maravilharam-se dele”.
- Falem: Na lição de hoje, o
respeito e obediência às leis e às autoridades.
- Dentro deste contexto, vamos
refletir sobre esse assunto, pensando o que nos dias de hoje o que seria “dar a
César o que é de César”.
Deixem que os alunos falem,
enquanto isto vocês vão escrevendo as respostas no quadro ou cartolina.
- Depois, trabalhem o conteúdo
da lição de forma participativa.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário