Adolescentes Currículo 2022/2023: Amor na Vida Cristã
Lição 03: Cristo nos ensinou a compaixão
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Cristo nos ensinou a
compaixão, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para concluir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “A Marca do Discípulo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A Marca do Discípulo
Objetivos:
Refletir
sobre o amor – a marca do discípulo de Jesus.
Enfatizar
que o amor promove bem-estar entre os indivíduos e não se alegra com a
injustiça.
01
coração pequeno para cada aluno
Procedimento:
-
Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração
Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até
que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais
bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e
perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem
idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas
marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as
pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com
marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
-
Falem: Fomos alcançados pelo amor de Deus.
Leiam
João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho
unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna”.
-
Agora distribuam um coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo
qual fomos alcançados.
-
Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.
Leiam
João 13.34 e 35:
“Um
novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós,
que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus
discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
-
Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que
marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
Nós,
como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam
alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos
praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações de compaixão com o
próximo?
-
Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de
congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas
que devem existir entre as pessoas, ressaltando sempre o bem-estar entre elas,
não se alegrando com a injustiça.
Por
Sulamita Macedo.
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