Adolescentes Currículo 2022/2023: Amor na Vida Cristã
Lição 04: Cristo nos ensinou a misericórdia
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Cristo nos ensinou a
misericórdia, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para concluir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Aqueles que dormiram”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Aqueles que dormiram
Objetivo: Concluir o estudo sobre o luto.
Material:
01 quadro branco
01 marcador para quadro branco
- Após o estudo da lição, perguntem para os alunos:
Quais frases ou palavras vocês já escutaram ou disseram para comunicar o
falecimento de alguém?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro.
Exemplos de algumas frases/palavras:
Descansou
Partiu
Foi fazer a longa viagem
Fechou o paletó de madeira
Bateu as botas
Passou desta para melhor
Foi para o andar de cima
Dormiu no Senhor
Foi para a glória
- Falem: Qualquer que seja a forma do comunicado sobre o falecimento de
um parente, um amigo, a reação inicial é de surpresa, tristeza, angústia,
choro... Afinal, é um comportamento natural diante de uma separação física por
meio da morte.
Muitas pessoas apresentam comportamento exagerados, pois ficam desperadas, sem consolo algum,
diante da dor que estão sentindo.
Ressaltem a importância da atitude dos amigos para aquele que perdeu um
ente querido.
Mas, qual deve ser a atitude de um cristão diante da morte?
Deixem que os alunos falem.
Espera-se que os alunos apontem
que devemos confiar na esperança, conforto e consolação de Deus.
- Para concluir, leiam:
“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem,
para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que
Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e
juntamente com ele, aqueles que nele dormiram”(1 Tessalonicenses 4:13,14).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário