RSS

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Adolescentes Currículo 2022/2023: Amor na Vida Cristã

Lição 04: Cristo nos ensinou a misericórdia

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Cristo nos ensinou a misericórdia, escrevendo no quadro branco.  Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para concluir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Aqueles que dormiram”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Aqueles que dormiram

Objetivo: Concluir o estudo sobre o luto.

Material:

01 quadro branco

01 marcador para quadro branco

Procedimento:

- Após o estudo da lição, perguntem para os alunos:

Quais frases ou palavras vocês já escutaram ou disseram para comunicar o falecimento de alguém?

Aguardem as respostas e anote-as no quadro.

Exemplos de algumas frases/palavras:

Descansou

Partiu

Foi fazer a longa viagem

Fechou o paletó de madeira

Bateu as botas

Passou desta para melhor

Foi para o andar de cima

Dormiu no Senhor

Foi para a glória

- Falem: Qualquer que seja a forma do comunicado sobre o falecimento de um parente, um amigo, a reação inicial é de surpresa, tristeza, angústia, choro... Afinal, é um comportamento natural diante de uma separação física por meio da morte.

Muitas pessoas apresentam comportamento exagerados,   pois ficam desperadas, sem consolo algum, diante da dor que estão sentindo.

Ressaltem a importância da atitude dos amigos para aquele que perdeu um ente querido.

Mas, qual deve ser a atitude de um cristão diante da morte?

Deixem que os alunos falem.

Espera-se que  os alunos apontem que devemos confiar na esperança, conforto e consolação de Deus.

- Para concluir, leiam:

“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram”(1 Tessalonicenses 4:13,14).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: