Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Preservando os Valores Cristãos
Lição 04: A Mentira Ainda é PecadoProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: A
Mentira Ainda é Pecado, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do
tema, utilizem o texto “Eclipse do
Sol”, para refletir sobre a importância de transmitir algo de forma
correta. Embora o texto seja engraçado, há reflexões que podem ser feitas
através dele quanto a prestar atenção ao que está sendo dito, não modificar as
informações etc.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave
para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Mentira
tem perna curta”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mentira tem perna
curta
Objetivo:
Refletir sobre a importância de transmitir informações de forma verdadeira.
Material: um
pequeno texto(postado no procedimento)
- Preparem um pequeno texto
contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui numa doceria e escolhi:
chocolates, balas de vários sabores, pirulitos, 01 pipoca doce e 02 salgadas,
pastilhas, 7 chicletes, torrones, jujubas, 01 garrafa de água. Fui para a fila
do caixa para pagar, mas, quando chegou minha vez de ser atendido, o sistema
saiu do ar e moça se desculpou e disse que eu teria que esperar, se
pudesse. Reclamei e pedi para fazer a
soma de outra forma, mas não foi possível. Esperei ainda 30 minutos, não houve
jeito e acabei desistindo”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os
posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês vão
transmitir uma mensagem, oralmente, para o primeiro aluno e este passará as
informações para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último.
Esclareçam que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com
exceção daquele que está recebendo-a.
- Peçam para que o último
aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada,
distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a
mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam, dizendo que embora
seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de
transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não enganar.
Aproveitando o tema da lição, reforce a autenticidade que deve haver nas nossas
palavras e atitudes.
Ideia original da técnica do
“telefone sem fio” desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão para iniciar
o estudo da lição
Eclipse
do Sol
Capitão ao Sargento-ajudante:
- Sargento! Dando-se amanhã um
Eclipse do Sol, determino que a companhia esteja formada, com uniforme de
campanha, no campo de exercícios, onde darei explicações em torno do raro
fenômeno que não acontece todos os dias. Se por acaso chover, nada poderá se ver
e neste caso fica a companhia dentro do quartel.
Sargento-ajudante ao Sargento:
Sargento ao Cabo:
- Cabo, o nosso Capitão fará
amanhã um Eclipse do Sol no campo de exercícios. Se chover, o que não acontece
todos os dias, nada se poderá ver. Em uniforme de campanha, o Capitão dará a
explicação necessária, dentro do quartel.
Cabo aos Soldados:
- Soldados, amanhã, para
receber o Eclipse do Sol, que dará as explicações necessárias sobre o Capitão,
o fenômeno será em uniforme de exercício, isto se chover dentro do quartel, o
que não acontece todos os dias.
Autoria do texto desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário