Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 03: Cristo, o discípulo e a lei
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: Cristo, o discípulo e a lei, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Posteriormente, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para ilustrar o tema,
apliquem a dinâmica “O Mandamento do Amor”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: O Mandamento do Amor
Objetivo:
Apresentar os 10 mandamentos e enfatizar que se resumem em amar a Deus e ao
próximo.
01 relação dos 10
mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um
Palavras digitadas: Amor,
Deus, Próximo
01 coração de tamanho médio
(vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada
aluno
01 quadro branco ou outro tipo
Procedimento:
- Distribuam os 10
mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.
- Peçam para que os alunos
apontem quais os mandamentos que se referem a Deus e ao próximo.
- Dividam o quadro em 02
colunas, numa escreva DEUS, na outra a palavra PRÓXIMO.
Peçam para que os alunos
fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele escolher.
Espera-se que o resultado seja
este: os 04 primeiros fazem referência a Deus e 06 últimos ao próximo.
Não terás outros deuses diante
de mim
Não farás para ti imagem de
escultura
Não tomarás o nome do Senhor
teu Deus em vão
Santificarás o sábado
Honra a teu pai e a tua mãe
Não matarás
Não adulterarás
Não furtarás
Não dirás falso testemunho
Não cobiçarás
- Depois, solicitem que leiam
Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos 10 mandamentos: Amar a Deus
e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.
“Amarás, pois, ao Senhor teu
Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento,
e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo,
semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro
mandamento maior do que estes”.
- Falem: Os 4 primeiros
mandamentos fazem referência ao relacionamento vertical, isto é, com Deus, a
parte espiritual. Os 6 últimos referem-se ao relacionamento horizontal, com o próximo, a parte social.
- Em seguida, coloquem um
coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.
- Perguntem: A quem amamos?
Aguardem as respostas, que
deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos etc., mas que se
resumem em: a Deus e ao Próximo.
- Então, coloquem as palavras
DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.
- Falem que o AMOR é o que nos
motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes de amor ao próximo.
- Falem: O que fazemos para o
próximo é uma evidência do nosso amor a Deus, conforme lemos em I Jo 3:17-18:
“Quem, pois, tiver bens do
mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como
estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de
língua, mas por obra e em verdade”.
- Para concluir, entreguem um
coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem entre si o
coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
Por Sulamita Macedo.
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