Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Preservando os Valores Cristãos
Lição 05: O Valor da Honestidade
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O
Valor da Honestidade, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do
tema, utilizem o texto “Eclipse do
Sol”, para refletir sobre a importância de transmitir algo de forma
correta. Embora o texto seja engraçado, há reflexões que podem ser feitas
através dele quanto a prestar atenção ao que está sendo dito, não modificar as
informações etc.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave
para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Vivendo
honestamente”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vivendo honestamente
Objetivo:
Enfatizar a importância da prática da honestidade nas palavras e atos.
01 cópia do texto “Mentira tem
perna curta” para cada aluno
01 caixa de presente
01 cartão para cada aluno contendo
o versículo de Fp 4.8 digitado
01 bala para cada aluno que
será fixado no cartão
Procedimento:
Dias antes da aula:
Fixar o versículo em cada
bala. Colocá-los dentro da caixa de presente e fechar.
No dia da aula:
- Falem que na aula de hoje
será enfatizada a importância da honestidade.
- Depois, falem: Vamos
conhecer uma situação que ocorreu com um casal de namorados. Leiam o texto
abaixo.
Mentira
tem perna curta
Um
casal de namorados estava passeando numa rua comercial. A moça, olhando a
vitrine de uma loja de artigos japoneses, ficou encantada com um lindo vaso.
Seu namorado foi indagar o preço daquele objeto. Tratava-se uma peça caríssima,
totalmente fora de seu orçamento.
Porém,
ao correr os olhos pela loja, notou que havia um vaso igualzinho, mas quebrado.
Foi quando teve uma ideia. Após deixar a namorada em casa, voltou à loja e
pediu ao dono que embrulhasse aquele vaso quebrado. Deu-lhe uma gorjeta
qualquer e levou o vaso todo embrulhado. Sua ideia era tornar a namorada feliz,
fazendo-a pensar que ele lhe dera um presente tão caro e, quando chegasse à
casa da moça, iria simular um tombo e dizer que o vaso havia se partido naquele
momento.
E fez
tudo conforme planejara. A namorada acreditou até desembrulhar o vaso, quando
então constatou a mentira. O dono da loja havia embrulhado cada pedaço do vaso
separadamente e, dessa forma, a moça descobriu que o vaso não havia se quebrado
naquele momento e que o namorado tentara enganá-la. Ficou muito decepcionada.
Autoria do texto
desconhecida.
– Depois, façam a encenação
deste texto. Escolham 03 pessoas para representar o rapaz, a moça e o dono da
loja.
– Em seguida, falem: Acabamos
de ler uma história de um rapaz que desejou agradar, impressionar sua namorada,
com um presente, tentando enganá-la, mas sua desonestidade foi descoberta, pois
mentira tem perna curta e se deu mal.
– Falem: Que tal reformular
esta história?
Então, reescrevam a história,
observando o princípio da honestidade e façam novamente a encenação. Vocês
podem colocar nomes nos personagens.
- Para concluir, apresentem a
caixa de presente, abram e mostrem o presente.
Distribuam para cada aluno o
cartão com o versículo abaixo e uma bala fixada nele.
Depois, peçam para que todos
os alunos leiam o versículo:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo
o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é
puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se
há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário