Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 06: A honestidade com as palavras
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: A honestidade com as palavras, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Posteriormente, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para ilustrar o tema,
apliquem a dinâmica “Telefone Sem Fio”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Telefone Sem Fio
Objetivo:
Refletir sobre a importância
de transmitir informações de forma verdadeira.
Material:
Um pequeno texto(vejam no
procedimento)
- Preparem um pequeno texto
contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui numa doceria e escolhi:
chocolates, balas de vários sabores,
pirulitos, 01 pipoca doce e 02 salgadas, pastilhas, 7 chicletes, torrones, jujubas, 01 garrafa de água. Fui para
a fila do caixa para pagar, mas, quando chegou minha vez de ser atendido, o sistema saiu do ar e moça se desculpou e
disse que eu teria que esperar, se pudesse.
Reclamei e pedi para fazer a soma de outra forma, mas não foi possível.
Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
- Escolham 8 a 10 alunos e os
posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês vão
transmitir uma mensagem para o primeiro aluno e este passará as informações
para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam
que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção
daquele que está recebendo-a.
- Peçam para que o último
aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada,
distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a
mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam, dizendo que embora
seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a importância de
transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não espalhar
fofoca, não levantar falso testemunho.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário