Jovens: A Prova da Vossa Fé - Vencendo a Incredulidade para uma Vida Bem-Sucedida
Lição 04: A fé cristã e o conhecimento científico
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: A
fé cristã e o conhecimento científico. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o
através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Bíblia
x Ciência”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Bíblia x Ciência
Objetivos:
Refletir
sobre a importância da Bíblia como algo precioso, que deve ser guardado no
coração e seus ensinamentos colocados em prática.
Reafirmar
que a verdadeira Ciência não desfaz o que a Bíblia confirma, pelo contrário
autentica sua mensagem.
01
Bíblia pequena
01
caixa em forma de coração
Observação:
A Bíblia deve caber dentro da caixa.
Procedimento:
Dias
antes da aula: Coloquem a Bíblia
dentro da caixa. Realizem esta ação ainda em casa, para que os alunos não vejam
o conteúdo.
Durante
a aula:
-
Falem que dentro da caixa há um objeto. Passem a caixa para cada aluno, para
que descubram o que há dentro; orientem que podem balançar a caixa, mas não
podem abri-la.
- Se
alguém descobrir, abram a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo 119:11:
“Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.
- Se
não descobrirem o conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item
anterior.
-
Falem sobre a importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus,
além do seu ensino, que é precioso conhecimento para a prática diária da vida
cristã.
-
Falem: Quem tem a Palavra de Deus como verdadeiro tesouro, precisa guardá-la
muito bem, para que ideias e filosofias não minem este bem tão precioso.
-
Afirmem que a verdadeira Ciência não desfaz o que a Bíblia confirma, pelo
contrário autentica sua mensagem.
-
Depois, façam uma advertência quanto a argumentos apresentados por pessoas que
desejam desfazer da Palavra de Deus.
-
Para concluir, leiam I Tm 6. 20 e 21:
“Ó
Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos
e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; a qual professando-a
alguns, se desviraram da fé. A graça seja contigo. Amém.”
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário