Jovens: A Prova da Vossa Fé - Vencendo a Incredulidade para uma Vida Bem-Sucedida
Lição 03: Fé para crer que Deus existeProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Fé
para crer que Deus existe. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Atributos
de Deus”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Atributos de Deus
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre os atributos de Deus.
O1 folha de papel ofício com o
nome “Deus” digitado com letras grandes
01 figura ou um boneco de um
super-herói
01 mesa
01 quadro ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou
pincel atômico
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- No centro da mesa, coloque o
boneco de um super-herói ou apresente uma figura dele.
- Falem: Geralmente, as crianças
têm um super-herói preferido. (neste momento, apontem para o super-herói
colocado na mesa).
- Perguntem:
Por que eles são considerados
super-heróis?
Quais as características dos
super-heróis?
Aguardem as respostas, escrevendo
num quadro ou cartolina. Certamente, as respostas vão girar em torno de poderes
para resolver problemas e salvar pessoas etc.
Reforcem a ideia de que os super-heróis
têm poderes apenas na ficção, pois na verdade não existem.
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre um ser real que é mais que um
super-herói, pois tem atributos especiais. Ele é Deus! Autoexistente, Criador, Imanente,
Transcendente, Pessoal, Poderoso,
Imutável etc.(Neste momento, retire o boneco do super-herói e coloque sobre a
mesa a folha com o nome “Deus”).
Ele é onipotente, tem poder sem
limite.
Ele é onipresente, pode estar em
todas em todos os lugares ao mesmo tempo.
Ele é onisciente, conhece todas
as coisas.
- Agora, peçam para que os alunos
repitam conjuntamente: É neste Deus que cremos.
- Em seguida, trabalhem os pontos
levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário