Jovens: A Prova da Vossa Fé - Vencendo a Incredulidade para uma Vida Bem-Sucedida
Lição 05: Fé para crer que a vida não surgiu do acaso
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Fé
para crer que a vida não surgiu do acaso. Para
isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Origem”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o
através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Origem
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre a origem do universo.
Enfatizar
que cremos que o universo foi criado por Deus, conforme relato bíblico.
01
quadro branco
01
marcador de quadro branco
Figuras
de elementos que compõem o universo(vejam no procedimento)
Observação:
As
figuras podem ser impressas ou apresentadas no notebook, tablet etc.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Falem: Hoje, vamos estudar sobre a origem do universo.
-
Perguntem: O que é universo?
Anotem
as respostas dos alunos no quadro.
Depois,
acrescentem outras informações.
-
Apresentem para os alunos várias figuras que compõem o universo, tais como:
mar, praia, animais, aves, plantas, planetas, estrelas etc.
Mostrem
também o movimento de rotação e translação da Terra.
-
Perguntem: Como todas estas coisas foram criadas? O que vocês sabem sobre isto?
Aguardem
as respostas. É importante que todos falem.
Certamente,
as respostas podem variar: criação de Deus, evolucionismo, Big Bang(explosão),
nunca houve criação(sempre foi assim) etc.
- Na
lição de hoje, vamos estudar isto sob o ponto de vista bíblico: a origem do mundo como criação de Deus.
-
Falem o que a lição apresenta e enfatizem que os cristãos creem que Deus é o
criador do universo, de acordo com a Bíblia(nossa regra de fé e prática).
- Depois,
leiam:
“No
princípio criou Deus o céu e a terra”(Gênesis 1:1).
“Pela
fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que
aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”(Hebreus 11:3).
“Antes,
santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para
responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança
que há em vós”(1 Pedro 3:15).
“Ó
Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos
e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência”(1 Timóteo 6:20).
-
Agora, falem: É importante conhecer o que a Bíblia diz e outras teorias, para
saber defender seu posicionamento – o Criacionismo.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário