Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Preservando os Valores Cristãos
Lição 06: Praticando a Misericórdia
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Praticando
a Misericórdia, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do
tema, utilizem o texto “Eclipse do
Sol”, para refletir sobre a importância de transmitir algo de forma
correta. Embora o texto seja engraçado, há reflexões que podem ser feitas
através dele quanto a prestar atenção ao que está sendo dito, não modificar as
informações etc.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Atos
de misericórdia ”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Atos de misericórdia
Objetivo:
Refletir sobre a bondade, misericórdia nas atitudes individuais ou coletivas.
Material:
Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35
06 pessoas: o narrador, o
homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
- Organizem 06 alunos para
realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este
tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro
ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
Quer saber mais sobre o uso da
dramatização nas aulas da EBD, leiam o texto pedagógico, postado abaixo.
- O texto da parábola
encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais
“atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam
sobre as atitudes dos personagens diante do homem espancado, quanto a bondade,
misericórdia e solidariedade.
- Em seguida, reflitam como
tem sido nossa atitude diante daquelas pessoas que necessitam de socorro. Leiam
Tg 2. 15 a 17.
- Perguntem: Como vocês podem
demonstrar atitudes de bondade,de misericórdia?
Aguardem as respostas.
- Para finalizar, organizem,
com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de
alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
0 comentários:
Postar um comentário