Adultos - O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel
Lição 04: Elias e os Profetas de Aserá e Baal
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Apresentem o título da lição: Elias e os Profetas de Aserá e Baal, escrevendo
no quadro branco.
Utilizem um marcador de quadro
branco de cor diferente e circule o nome “Elias”, para
destacar o nome do profeta.
Quadro
e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Partindo do Conhecimento
Prévio dos alunos sobre o tema da lição, orientem a seguinte atividade:
Vocês vão recontar o
confronto do profeta Elias e os adoradores de Baal de forma que as ações sejam
apontadas de forma sequencial e sem repetição.
Um aluno começa com uma
afirmação e os demais vão acrescentando outras diferentes até concluir.
O professor deve estar atento
ao que está sendo acrescentado.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Prova de Fogo”, que tem como objetivo contextualizar o tema estudado com a
vida do aluno, enfatizando que Deus nos vê, ouve e age em nosso favor.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo
a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
-
Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
-
Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 02 marcadores para quadro
branco com cores diferentes;
-
Método audiovisual: quadro com o título da lição;
-
Participação dos alunos na aula;
-
Recontar uma história de forma coletiva como Conhecimento Prévio;
- Aplicação
de 01 dinâmica, como conclusão e contextualização do tema.
Dinâmica: Prova de Fogo
Objetivo:
Contextualizar o tema estudado com a vida do aluno, enfatizando que Deus nos
vê, ouve e age em nosso favor.
01 caixa de palitos de
fósforos do tipo longo
Pedras pequenas na quantidade
dos alunos da classe.
Procedimento:
- O que significa passar por
uma prova de fogo?
Aguardem as respostas.
Normalmente as respostas
convergem para as dificuldades, problemas que estamos passando.
- Falem: Na lição de hoje,
estudamos que o profeta Elias passou por uma prova de confronto com os profetas
de Baal, tendo como vencedor Elias, que através da operação do Deus verdadeiro,
fez cair fogo do céu, deixando evidente para o povo a quem eles deveriam
adorar.
- Falem: Nós também passamos
por provas de fogo e para sairmos desta situação precisamos fazer o que Elias
fez - consertar o altar.
O que pode então significar:
consertar o altar?
Aguardem as respostas, que
serão em torno da restauração do altar da oração, da adoração a Deus e comunhão
com o Senhor.
Neste momento, falem: Elias
utilizou 12 pedras, representando as tribos Israel, aqui vamos montar um
“altar” com a quantidade de pedras, que representarão o altar de cada pessoa da
classe.
- Falem: Elias ofereceu um
bezerro em sacrifício. Mas o que podemos oferecer como sacrifício?
Leiam Rm 12.1 “Rogo-vos, pois
irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício
vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.
Então, conforme o versículo
lido, nossa vida é o que temos para oferecer em sacrifício para Deus.
- Depois falem: Elias utilizou
água. E o que pode representar água?
A água representa a palavra de
Deus, leiam, Ef 5. 26 “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água,
pela palavra”.
- Perguntem: Mas o que pode
representar o fogo?
O fogo é representado pelo
poder do Deus, através da atuação do Espírito Santo em nossas vidas.
Por isso, se vocês estão
passando por uma prova de fogo(acendam um palito de fósforo), vocês têm como
seu companheiro constante o Espírito Santo. Lembrem-se de que a operação de Deus
se apresenta com poder, milagres, modificando situações impossíveis,
confirmando quem é seu Deus e mostrando como Ele cuida de você(apaguem o palito
de fósforo).
Por Sulamita Macedo.
3 comentários:
Parabéns serva de Deus
Amélia, muito obrigada pela visita ao blog.
Volte sempre e faça bom proveito.
Mara Patrícia, muito obrigada por sua visita ao blog. Fico feliz ao saber que gostou das postagens deste blog.
Volte sempre e faça bom proveito.
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