Adolescentes Currículo 2022: A História Da Salvação
Lição 05: A missão de Israel no plano de Deus
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A
missão de Israel no plano de Deus, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Utilizem o quadro branco para escrever alguma informação ou
palavras-chave. Vocês podem usar lápis de cores diferentes. Isto chama a
atenção dos alunos.
-Utilizem a dinâmica “Uma longa
trajetória”, para desenvolver a linha de raciocínio da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Apresentem mapa para apontar os pontos geográficos da narrativa bíblica.
Mapa é um recurso visual importante para retenção da aprendizagem e chama atenção dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Uma longa trajetória
Objetivo: Estudar sobre a trajetória do nascimento da nação de Israel da qual
nasceu o salvador – Jesus Cristo.
Material:
Figura de pés
humanos
Procedimento:
Antes da aula:
Desenhem ou imprimam
06 figuras de pés humanos;
No verso, escrever
ou colar as seguintes expressões:
Abraão de Ur para o
Egito
Povo israelita: do
Egito para Canaã
O Tempo dos Juízes
Monarquia: reino unificado
e dividido
Povo israelita
cativo pelos assírios e babilônicos
Retorno do cativeiro
Na aula:
- Coloquem as figuras dos pés no piso da classe(formando um caminho), na
ordem que vocês vão precisar para compartilhar o tema da lição.
- Comecem a aula, falando sobre o tema da lição e apresentem as figuras
dos pés humanos.
- Perguntem: O que pode representar estes pés para o conteúdo da lição?
Deixem que os alunos falem.
Depois, enfatizem que os pés representam passos, etapas da história da nação
israelita.
- Então, peçam para que um aluno pegue a primeira figura de pé e leiam o
que tem no verso.
Depois, vocês fazem a explanação do que foi lido.
Este procedimento deve acontecer até que todas as figuras de pés sejam
retiradas do piso e lidos para a turma.
Por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Paz do Senhor, estou feliz por ter encontrado este blog maravilhoso. Tem me ajudado muito. Deus continue abençoando sua vida
Postar um comentário